Foto/ Tayara Wanderley

A Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) celebrou, nesta segunda-feira, 19 de maio, o Dia Nacional da Defensoria Pública de forma especial: com o início de um novo ciclo do projeto “Defensoria nas Escolas: Construindo Cidadania”. A ação educativa aconteceu na Escola Estadual Almirante Ernesto de Mello Batista, localizada na Zona Sul de Manaus, e simbolizou o compromisso da instituição em ir além do acesso à Justiça, promovendo também a educação em direitos nas comunidades.

Para a diretora da escola, Cleny Ferreira Alves, iniciar as atividades do projeto justamente no Dia da Defensoria foi um presente. “São temas importantes, que já trabalhamos no dia a dia, mas ouvir isso de vocês, que têm um conhecimento amplo sobre Constituição, defesa e direitos, é muito mais impactante para os alunos. Eu vi a interação, o esforço deles em participar, e a didática foi excelente. Foi muito interessante”, destacou a gestora.

O defensor público Helom Nunes, diretor da Escola Superior da Defensoria Pública (Esudpam) e coordenador do projeto, reforçou a importância da ação no contexto da missão institucional. “O projeto Defensoria nas Escolas, que é de Educação em Direitos, já foi realizado na zona norte de Manaus, e hoje estamos em outro extremo da cidade, na beira do rio Negro, com uma geração que vem rompendo ciclos por meio da educação. A Defensoria, neste dia simbólico, reafirma seu compromisso com a sociedade, levando a mensagem de combate ao assédio e de valorização de crianças e adolescentes como sujeitos de direitos. Eles são a razão de existirmos”, afirmou.

O estudante Pedro Lucas destacou o impacto do encontro em sua percepção sobre cidadania e solidariedade. “Agora eu já sei o que posso e o que não posso fazer, e também a quem recorrer quando precisar de ajuda. Com esse conhecimento, posso ajudar outras pessoas”.

O projeto “Defensoria nas Escolas: Construindo Cidadania” tem como objetivo levar noções básicas sobre a Constituição Federal, direitos fundamentais, sistema de justiça e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) aos estudantes da rede pública. A proposta tem uma metodologia dinâmica e acessível, buscando aproximar a Defensoria das comunidades escolares.

Cada escola receberá quatro encontros: três voltados aos estudantes e um destinado aos pais e responsáveis, com temas como convivência familiar e parentalidade. Nesta nova etapa, 14 escolas da rede pública estadual serão contempladas.

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