Prestes a ser inaugurado, o Centro de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero (Cepcolu) foi tema de nova reunião entre o deputado estadual Delegado Péricles (PL), e a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud. O encontro que aconteceu na tarde da última sexta-feira (9), na sede da Secretaria de Estado de Saúde (SES), também contou com a participação do diretor-presidente da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), Drº Gerson Mourão e a médica ginecologista, Mônica Bandeira de Mello.

Questões relacionadas à estruturação dos Recursos Humanos, e questões do funcionamento administrativo da unidade, foram temas do debate.

“Foi uma excelente reunião, resolvemos questões relacionadas ao RH, e agora, está tudo resolvido. Mais um grande passo rumo a inauguração desse lugar histórico, onde vidas de centenas de mulheres serão salvas”, comemorou Delegado Péricles, que é autor da emenda parlamentar de R$ 2 milhões, que possibilitou não só a construção do Cepcolu, como a compra de todos os equipamentos necessários para o seu funcionamento.

O Cepcolu fica localizado ao lado da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), por quem também será administrado. O local receberá mulheres diagnosticadas com lesões pré-cancerosas, que serão submetidas ao procedimento de conização (uma pequena, simples e rápida cirurgia para a retirada das lesões em forma de cone), a medida evita a progressão da condição para o estágio de câncer.

A secretária de Saúde, Nayara Maksoud, agradeceu ao deputado por articular  junto à Pasta todo fluxo de trabalho vigente ao local.

“Agradeço ao deputado, ao Drº Gerson, e a Drª Mônica, que representando as equipes técnicas ajuda a gestão a avançar mais”, destacou Nayara Maksoud.

Expectativa

Para o diretor-presidente da Fcecon, Drº Gerson Mourão, esse é um momento de expectativa pela efetivação de um marco na luta pela erradicação do câncer do colo do útero.

“Estamos ansiosos, não tenho dúvidas de que esse é um divisor de águas na luta pela vida das amazonenses. Agradeço ao deputado que lutou muito e está lutando até agora, nessa fase tão importante”, comentou Gerson Mourão.

Quem também destacou o novo momento da saúde pública voltada para as mulheres, foi a médica ginecologista Mônica Bandeira de Mello.

“Depois de longos anos estamos vendo realmente um olhar especial em relação ao câncer do colo de útero. Finalmente o Cepcolu está chegando”, ressaltou Mônica Bandeira de Mello.

Artigo anteriorNo Dia Internacional dos Povos Indígenas, Assembleia Legislativa destaca matérias voltadas a essa parcela da população brasileira
Próximo artigoTouro Branco exalta o “Folclore do Povo” na segunda noite do Festival Mocambo