O setor de patologia da Fundação de Controle de Oncologia do Estado (Fcecon) recebeu nesta semana, um novo aparelho processador de tecidos. A máquina avaliada em R$ 152 mil, foi comprada com emenda parlamentar enviada pelo deputado estadual Delegado Péricles (PL).
A entrega do aparelho, de acordo com o parlamentar, faz parte do seu compromisso com a modernização e revitalização do material tecnológico empregado nos diversos setores da Fundação, que é referência no tratamento oncológico no Norte do país.
“Estamos mais uma vez fazendo uma entrega importante para a Fcecon, esse processador de tecido substitui um aparelho muito antigo. Ele é fundamental no diagnóstico do câncer e, sem dúvidas, fará com que muitas pessoas tenham encurtamento no prazo de acesso aos seus pareceres”, destacou Delegado Péricles, que também é autor de outras emendas voltadas para o setor. Exemplo é a que possibilitou a aquisição de um Microtomo (aparelho que faz cortes microscópicos).
O diretor-presidente da Fcecon, Gerson Mourão, comemorou a chegada do aparelho e enfatizou sua gratidão ao deputado estadual.
“Agradeço o olhar que o Delegado Péricles tem para com a Fundação. Esse equipamento representa um grande salto na vida útil dos equipamentos do setor de patologia, que é o nosso ‘calcanhar de Aquiles’ na Fundação”, explicou Mourão.
A gerente do Laboratório de Patologia da Fcecon, médica patologista Emily Franco, ressaltou que o equipamento entregue por Delegado Péricles é imprescindível para que o setor não pare.
“O que tínhamos era muito antigo, com mais de 20 anos e nós não tínhamos como fazer manutenção, então, precisávamos realmente de um equipamento novo”, lembrou Emily Franco.
Cepcolu
Além de realizar a entrega do processador de tecidos, Delegado Péricles,fez questão de almoçar com profissionais e pacientes da Fcecon e, ainda, conferiu as instalações do Centro de Prevenção do Câncer de Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu), para o qual destinou mais de R$ 5 milhões em emendas parlamentares.
O local tem expectativa de entrega ainda este ano e será destinado à realização dos procedimentos de conização (uma pequena cirurgia que retira lesões pré-cancerosas no colo do útero). O câncer do colo do útero é a doença que mais mata mulheres no Amazonas.