
A deputada estadual Joana Darc (UB) realizou, na tarde desta quinta-feira (05), a sessão especial em alusão aos 20 anos da Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), na Assembleia Legislativa do Estado (Aleam). A parlamentar é autora da solenidade por meio do requerimento n.º 86/2025.
Parceira da Comissão de Proteção aos Animais (CPAMA) da Aleam, a Dema desempenha um papel fundamental na proteção ambiental e na fiscalização de crimes contra o meio ambiente, garantindo o cumprimento da legislação no Amazonas. Para Darc, a solenidade é um momento para reconhecer o trabalho feito pela delegacia ao longo de duas décadas.
“São 20 anos de Dema e esse momento é uma oportunidade de mostrar como esse trabalho é importante, de reconhecer e homenagear os profissionais envolvidos, mas, sobretudo de pedir e dar voz para que a Dema tenha um olhar diferenciado, tenha mais estrutura, mais ajuda de todos os poderes, para melhorar esse trabalho que já é feito de forma excepcional”, declarou.
Participaram da solenidade os membros da Dema; o delegado-geral da PC-AM, Bruno Fraga, representando o Governo do Amazonas; a delegada Juliana Soares Viga Falabella, titular da Dema; o vereador Aldenor Lima (UB), representando a Câmara Municipal de Manaus (CMM); a Secretária de Estado de Proteção Animal do Amazonas (Sepet), Leda Maria Maia Xavier; e o Dr. Juan Valério, delegado titular da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE) da PC-AM.
Demandas da delegacia
A delegada Juliana destacou as demandas atendidas pela Dema, como incêndios criminosos, desmatamento, poluição sonora e hídrica até o combate aos maus-tratos a animais domésticos e silvestres. Na oportunidade, Viga falou sobre sua preocupação nas averiguações à fauna.
“Nós fazemos a parte criminal, as investigações, mas sempre digo que a minha preocupação é o bem-estar animal. Então, é nesse momento que entra a Comissão de Proteção aos Animais para dar esse suporte veterinário e de abrigo. O trabalho da delegacia não é fácil, mas entendo que a nossa equipe é tão comprometida de estar lá porque ama o que faz”, ressaltou.
Importante ressaltar que a delegacia recebeu 1,1 mil denúncias em 2024 e efetuou 71 prisões. Segundo a delegada, a divulgação do trabalho da Dema tem encorajado as pessoas a denunciarem os crimes ambientais cometidos no Amazonas, mostrando que os números refletem no fortalecimento do trabalho policial.
A Dema também promove ações de conscientização e repressão a práticas ilícitas que comprometem a sustentabilidade e a qualidade de vida da população.