Tadeu Rocha

De autoria da deputada estadual Mayra Dias (Avante), tramita na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) o Projeto de Lei nº 440/2025, que institui a Campanha de Combate ao Assédio e à Violência Sexual contra crianças e adolescentes em locais de prática esportiva no Estado.

A proposta teve como base os recentes casos de assédio e violência em locais de prática esportiva ocorridos no Estado, e amplamente noticiados pela imprensa local, e tem como finalidade conscientizar o público, incentivar a denúncia e divulgar informações educativas durante eventos esportivos, com ações permanentes conduzidas em parceria com o poder público.

Para o autor do PL, os espaços específicos para a prática esportiva têm de garantir segurança e proteção ao público alvo, na maioria, compostos por crianças e adolescentes.

“A prática esportiva deve ser espaço de desenvolvimento, nunca de violência. Nosso projeto busca garantir que crianças e adolescentes possam crescer protegidos e respeitados”, afirmou Mayra Dias.

Locais de atuação

A proposta define como locais de atuação em estádios, ginásios, parques e centros de treinamento, e tem como princípios o enfrentamento à violência, a garantia de direitos e a proteção integral da infância no esporte.

O projeto também determina o uso de imagens de videomonitoramento para facilitar denúncias, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A formação de profissionais será contínua para garantir ambientes seguros.

A matéria está em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Aleam. A aprovação do PL representa um avanço na proteção de jovens atletas e reforça o compromisso do Estado com os direitos humanos.

Artigo anteriorConcurso da PF com salários de até R$ 26,8 mil encerra inscrições hoje
Próximo artigoDeputado Adjuto Afonso defende em plenário política de subvenção da borracha e reforça apoio aos extrativistas do Amazonas