
O Congresso do Peru investigará a deputada Lucinda Vásquez Vela por suposta conduta antiética após imagens de um assessor cortando sua unha no gabinete terem sido divulgadas em um programa peruano, segundo comunicado publicado na segunda-feira (3).
A reportagem foi ao ar no país em 26 de outubro, no Programa Cuarto Poder. Lucinda é vista deitada no sofá do gabinete falando ao telefone enquanto um assessor corta suas unhas do dedo do pé.
A imagem foi amplamente compartilhada nas redes sociais e gerou repercussão entre os eleitores peruanos.
A Comissão Parlamentar de Ética aprovou, com sete votos a favor, um contra e uma abstenção, uma moção para instaurar um processo contra a deputada.
Segundo o comunicado, Lucinda abordou brevemente o caso, pedindo que “o processo de investigação prossiga; as conclusões serão apresentadas lá”.
A deputada Rosangella Barbarán, do partido Força Popular, disse que o caso deveria ser tratado “como uma ofensa flagrante, e uma decisão deveria ser tomada imediatamente nesta sessão plenária”.
Ela afirmou que essa situação não só prejudica ainda mais a imagem do Congresso, como também mancha a imagem de um dos trabalhadores, que, como sempre foi ressaltado, é um integrante de confiança da equipe.
“Cortar as unhas de uma congressista me parece desprezível”, acrescentou ela.
Com informações de CNN Brasil.










