Foto: Gilson Mello

Nesta quinta-feira (13/3), o deputado estadual Daniel Almeida (Avante) participou de encontro na Fundação Dr. Thomas, com o intuito de fortalecer as políticas públicas voltadas à pessoa idosa.

Estiveram presentes, o secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre da Silva, especialista em envelhecimento, doutor em Saúde Pública, pesquisador e professor, conhecido por vasta experiência e atuação no campo da longevidade, além do chefe do Executivo municipal, David Almeida (Avante).

O evento teve como objetivo discutir e articular políticas públicas voltadas à população idosa do Amazonas.

Durante a reunião, Daniel Almeida expressou determinação em expandir os programas de assistência e suporte aos idosos, com a meta de garantir que essa parcela da população receba a atenção e os direitos que merece.

“O cuidado com nossos idosos deve ser uma prioridade. Estamos mobilizando esforços para que programas eficazes cheguem a Manaus e a outros municípios do Amazonas, assegurando dignidade e respeito àqueles que tanto contribuíram para a nossa sociedade”, declarou Almeida.

O secretário Alexandre da Silva reiterou o compromisso do Governo Federal em promover ações que melhorem a qualidade de vida das pessoas idosas, assegurando seus direitos e integrando-as ainda mais à sociedade.

“Espero que possamos construir cada vez mais ações. Quero voltar outras vezes, não apenas para anunciar novos programas, mas também para demonstrar a presença do Governo Federal na região”, disse Silva.

Programa ‘Envelhecer nos Territórios’

O programa visa promover o direito de envelhecer para todas as pessoas e garantir os direitos humanos das pessoas idosas no Brasil, por meio da formação de agentes de Direitos Humanos da Pessoa Idosa e do fortalecimento de arranjos institucionais que viabilizem a efetividade da política para a pessoa idosa nos locais onde vivem.

Atualmente, o programa “Envelhecer nos Territórios” está em curso em 12 estados e 43 municípios em todo o Brasil.

No Amazonas, o programa está em funcionamento nos municípios de Parintins e Barreirinha.

O encontro reforçou a importância da cooperação entre as autoridades locais e federais para criar um ambiente mais inclusivo e respeitoso para os idosos no Amazonas.

A expectativa é que, a partir desta articulação, novas iniciativas sejam implementadas em breve, beneficiando milhares de idosos que ainda enfrentam desafios em sua qualidade de vida.

Artigo anteriorJanja restringe perfil no Instagram após comentários misóginos
Próximo artigoPresidente do TCE-AM prestigia posse de ministra na presidência do Superior Tribunal Militar