Uma em cada nove pessoas adultas no mundo vive com diabetes — e milhões ainda não sabem que têm a doença. O impacto do estudo IDF Diabetes Atlas 2025 vai muito além de quem obtém o diagnóstico: afetando familiares, redes de apoio, ambientes de trabalho e sobrecarregamento dos sistemas de saúde, afetando direta ou indiretamente uma parcela significativa da população mundial.

Diante dessa epidemia silenciosa, cresce a importância da educação em saúde como estratégia para controle e prevenção da progressão da doença. É com esse foco que a terapeuta ortomolecular Cintia Oliveira lança o livro Diabetes em Remissão : A Revolução da Alimentação Consciente . A obra reúne orientações práticas sobre como a alimentação pode atuar diretamente no controle da glicemia e no enfrentamento do quadro clínico do diabetes.

Voltado a pessoas que acabaram de receber o diagnóstico, estão em processo de adaptação ao tratamento ou buscam evitar o uso de insulina, o livro enfatiza a importância das mudanças no estilo de vida. Melhorias na alimentação, prática regular de atividades físicas, controle do estresse e sono de qualidade podem reduzir os riscos de complicações e, em alguns casos, levar à remissão do quadro clínico do diabetes tipo 2.

Os erros alimentares podem descompensar a diabetes e dificultar o controle da glicemia. Eles acontecem, na maioria das vezes, por falta de conhecimento ou de consciência alimentar, que levam a maus hábitos.
 ( Diabetes em Remissão , p. 44)

Entre os temas participantes estão o papel dos macronutrientes, o índice e a carga glicêmica dos alimentos, a importância das fibras, da hidratação e da saúde intestinal, além da relação entre o transtorno metabólico e a hipertensão. O autor também explica como interpretar rótulos e diferenciar alimentos in natura de produtos ultraprocessados, e apresenta dietas recomendadas por sociedades médicas, como a mediterrânea e a low carb. Um dos capítulos é dedicado a desvendar como limitantes que muitas vezes impedem a adoção de novos hábitos. A autora regular que, mais do que saber o que fazer, é preciso enfrentar as barreiras emocionais e comportamentais que dificultam a mudança — um passo essencial para, de fato, ‘virar a chave’.

A proposta de Cintia , que atuou como educadora em diabetes e se especializou em Nutrição Funcional, é oferecer ao leitor ferramentas para entender melhor a própria condição de saúde e fazer escolhas mais conscientes. Diabetes em Remissão não substitui o acompanhamento médico, mas propõe ser um guia acessível e informativo para quem deseja assumir um papel ativo no controle da doença e investir em uma vida com mais autonomia e bem-estar.

Ficha técnica:
Título : Diabetes em remissão

Subtítulo : A Revolução da Alimentação Consciente
Autora : Cíntia Oliveira
ASIN : ‎B0DPB32SR3
ISBN : 978-65-01-28695-2
Páginas : 111
Formato : 13 x 21cm
Preço : R$ 36,74
Onde encontrar : UICLAP

Sobre a autora: Cintia Oliveira é jornalista, especialista em direitos humanos e atuosa como educadora em diabetes, unindo comunicação e saúde em sua trajetória. Em busca de compreender melhor essa doença crônica e promover uma abordagem mais integral do cuidado, formada também em Enfermagem, Nutrição Funcional e Terapêutica Ortomolecular. Brasileira, já morou em Angola e Portugal, e atualmente mora na Bélgica.

Instagram : @muitomaisaudehoje

Artigo anteriorFormação gratuita oferece capacitação para artistas e empreendedores da periferia de Manaus
Próximo artigoMandíbula travada? Veja exercícios simples para aliviar a tensão e as dores na região