Gentileza é um gesto educativo que cativa as pessoas. Mas, infelizmente, nem todos estão dispostos a ser gentil. Embora muitos não pensem da mesma forma, eu acredito que gentileza deveria ser matéria obrigatória nas escolas, desde a educação infantil ao ensino superior. Já imaginou alguém ficar em recuperação nessa matéria? Acredito, ainda, que muitos iriam ficar reprovados!

Ser gentil é simples, basta ser educado. Mas o problema reside justamente aí. Infelizmente temos uma parcela muito grande da população que não é educada. Educação aqui significa “respeito ao outro” e não apenas ser portador de um diploma. No Brasil, temos uma porção de gente com um monte de diploma na mão, são doutores e coisa e tal, mas são extremamente mal-educados. São pessoas que se acham acima do bem e do mal. Acham que sempre estão certas. Nunca valorizam ou consideram a opinião do outro. E muitas vezes, ainda, usam a famigerada expressão: “Você sabe com quem está falando?”

A gentileza é uma questão educacional sim. Não é um valor natural. Ou seja, aprende-se a ser gentil. Dessa forma, todos nós podemos e devemos ser gentis. A gentileza é um dos gestos mais belo do ser humano. Ser gentil abre portas para o diálogo mais profundo com o outro: o respeito. A gentileza transforma deserto em oásis, tristeza em alegria, dor em esperança. Quem não gosta de receber uma gentileza? Quem não gosta de estar do lado de uma pessoa gentil? Afinal, “Gentileza gera gentileza”, como dizia o Profeta Gentileza!

O mundo anda tão violento, tão bruto para a gente não ser gentil, não é mesmo? O que custa a gente usar essas palavrinhas mágicas: “Bom dia”, “Boa tarde”, “Boa noite”, “Me desculpe”, “Por favor”, “Pode passar”, “É a sua vez”, “Com licença”, “Muito obrigado” … Vamos combinar, a gentileza deve ser o foco de nossas ações. Você topa o desafio de ser gentil hoje, amanhã e sempre?

A gentileza é sempre um valor que cativa. É tão importante a gentileza que existe até uma data especial. Você sabia que 24 de novembro é o Dia da Gentileza? Não espere essa data chegar para você ser gentil. Seja gentil todo dia. Seja gentil em casa, com sua família, com seus irmãos, com seus pais, com seus primos, enteados, pai, mãe, avó, avô.

Seja gentil no trânsito, no ónibus, na padaria, no supermercado, na farmácia, no shopping, no bar, no trabalho… Para ser gentil não tem hora e nem lugar. Gentileza é uma questão que transcende a todos. Gentileza não tem ideologia. Se você é de direita, de esquerda ou de centro, não importa, seja gentil. Não existe caminho mais seguro para a felicidade do ser humano do que a gentileza. Geralmente quem é gentil é feliz, e você sabe por quê? Porque para ele o que importa é o amor.

Sim, a base da gentileza é o amor. Quem ama de verdade é gentil, educado, feliz. Não vive apontando os erros dos outros; valoriza muito mais os acertos, e procura ver sempre o lado positivo das coisas. A gentileza, passa, inevitavelmente, pela perspectiva do acolhimento. Independentemente do que o outro me faça, eu tenho que pensar sempre que o outro é fim e nunca meio para as minhas frustações. Como dever moral, eu tenho que acolher o outro como ele é, e não como eu gostaria que o outro fosse.

Enfim, ser gentil é saber dizer a verdade sem machucar o outro, é saber corrigir sem humilhar; ser gentil é nunca descontar no outro a raiva que eu sinto do mundo, das coisas, do governo. Nada e ninguém justifica eu agir de forma mal educada com o outro, que é igual a mim. Sejamos sempre educados, sejamos sempre gentis. Afinal, gentileza gera gentileza e o amor gera confiança. Ambos devem imperar nos nossos corações, só assim teremos um mundo melhor para se viver!

Luís Lemos

Filósofo, professor universitário e escritor, autor do livro: “Jesus e Ajuricaba na Terra das Amazonas”.
Instagram: @professorluislemos
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC94twozt0uRyw9o63PUpJHg

Artigo anteriorHamilton Mourão assina prefácio de cartilha de professor amazonense: Latifúndios na Amazônia
Próximo artigoAbono salarial começa a ser pago nesta terça-feira para nascidos entre julho e novembro