
O Teatro Gebes Medeiros, no Centro de Manaus, recebe nesta terça-feira (10), a partir das 18h30, a exibição gratuita do média-metragem documental “Grana Preta”, seguida de uma oficina de produção em cinema documental, ministrada pelo diretor Gianini Masulo. A atividade integra a websérie Raízes da Criação: Uma Jornada Documental pelos Processos Criativos da Arte Cabocla e tem apoio de instituições culturais locais e incentivo da Lei Paulo Gustavo.
Com duração aproximada de duas horas, a programação propõe um mergulho nos bastidores do audiovisual amazonense com foco no enfrentamento ao racismo estrutural. A oficina apresenta os processos entre pré e pós-produção de documentários, abordando estruturação de roteiro, técnicas narrativas e diferenças entre a linguagem documental e a ficcional.
O filme e seu impacto
Grana Preta lança um olhar crítico sobre as desigualdades enfrentadas pela população negra em Manaus. O documentário é construído a partir de depoimentos reais que evidenciam barreiras sociais e raciais, com destaque para as dificuldades no acesso ao mercado de trabalho e à mobilidade social.
“A ideia do projeto surgiu de uma entrevista do vocalista da banda Sepultura, Derrick Green, em 2008. Ele dizia não ver negros frequentando os mesmos espaços de consumo e não encontrava profissionais negros, como médicos ou advogados. Essa realidade ainda persiste”, afirma o diretor Gianini Masulo.
Reflexão e troca com o público
Após a exibição, os realizadores participam de um bate-papo com o público, promovendo um espaço de diálogo sobre estética, narrativa e impacto social do documentário. A proposta é provocar reflexão sobre o papel do cinema no combate à invisibilidade histórica das populações negras e na promoção da equidade racial.
Serviço
Evento: Oficina de produção em cinema documental e exibição do documentário Grana Preta
Data: Terça-feira, 10 de junho
Horário: 18h30
Local: Teatro Gebes Medeiros (antigo Ideal Clube), Centro de Manaus
Entrada: Gratuita
Contato: Gianini Masulo – (92) 98848-4940