Chip Somodevilla/Getty Images

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que vai avançar com o projeto de sistema de defesa antimísseis Golden Dome (Domo de Ouro). O comunicado aconteceu em uma reunião nesta terça(20/5), na Casa Branca, acompanhado pelo secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegsethe e outras autoridades.

O líder americano ainda destacou que deseja concluir o programa em três anos, com um custo estimado de US$ 175 bilhões. Trump deseja pôr o projeto em funcionamento antes de deixar o cargo de presidente. O Canadá manifestou interesse em participar.

O sistema de defesa visa criar redes de satélites para detectar, rastrear e interceptar mísseis. Trump afirmou que o general Michael Guetlein, da Força Espacial dos EUA, supervisionará a implementação do projeto.

“Uma vez totalmente construído, o Golden Dome será capaz de interceptar mísseis mesmo que sejam lançados de outros cantos do mundo e mesmo que sejam lançados do espaço”, disse Trump. “Acabando para sempre com a ameaça dos mísseis ao território americano”.

O desenvolvimento do sistema antimísseis também aprimorará um dos interceptadores de mísseis terrestres já existentes na base militar dos EUA. O ideal é que uma tecnologia mais avançada seja implementada em área terrestre, para formar bases de defesa dispostas a impedir ataques espaciais.

Quanto aos satélites implementados na área especial, o presidente dos EUA pretende realizar uma parceria com a Space X, empresa na qual Elon Musk é dono e os dois têm uma boa relação.

O planejamento seria fabricar foguetes para lançar cargas militares em órbita e satélites que podem fornecer ferramentas de vigilância e segmentação de última geração para suster mísseis.

Iron Dome

O Golden Dome surgiu porque Trump diz acreditar que os EUA deveriam se prevenir para interceptar e rastrear mísseis direcionados a alvos domésticos, possivelmente enviados pela China, Rússia, Coreia do Norte ou outros adversários estrangeiros estratégicos, semelhante ao programa “Iron Dome” de Israel.

A ordem para desenvolver o Golden Dome veio no momento em que o Departamento de Defesa se preocupo

u mais com ameaças de ataques de longo alcance de adversários estratégicos.

Na semana passada, a Agência de Inteligência de Defesa divulgou uma avaliação que afirmava que a China possui cerca de 400 mísseis balísticos intercontinentais, a Rússia, 350, e a Coreia do Norte, apenas alguns.

Com informações de Metrópoles

Artigo anteriorFlamengo discute com torcidas organizadas acordo para retorno aos estádios
Próximo artigoSenador Omar Aziz garante recursos para construção de novas unidades da Defensoria Pública no interior