
Em depoimento prestado ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira (10), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) surpreendeu ao fazer uma brincadeira com o ministro Alexandre de Moraes, responsável pelo inquérito que apura uma suposta tentativa de golpe para impedir a posse do presidente eleito em 2022. Em tom descontraído, Bolsonaro chegou a convidar Moraes para ser seu vice em uma eventual chapa presidencial em 2026.
Durante o interrogatório, ao responder às perguntas de Moraes, Bolsonaro desviou o foco das investigações para comentar sua popularidade em eventos públicos. Disse que era bem recebido pela população em diferentes estados e sugeriu que poderia enviar fotos dessas visitas ao ministro.
Foi nesse momento que o ex-presidente pediu licença para fazer uma brincadeira. Moraes, em tom simpático, alertou: “Melhor perguntar aos seus advogados”. Bolsonaro então riu e afirmou: “Queria convidar o senhor para ser meu vice em 2026”. A declaração arrancou risos dos presentes, e Moraes respondeu de forma breve e bem-humorada: “Declino”.
Apesar do tom mais leve em parte da oitiva, Bolsonaro é réu em uma ação que investiga articulações antidemocráticas que, segundo a acusação, buscavam reverter o resultado das eleições presidenciais de 2022. A apuração envolve militares, ex-assessores do então presidente e membros do alto escalão do governo à época.
O interrogatório de Bolsonaro é parte de uma série de diligências determinadas por Moraes no inquérito que corre sob relatoria do ministro no STF. Ainda não há prazo definido para a conclusão do processo.