Durante visita ao Instituto de Pesquisas do Exército na Amazônia (IPEAM), em Manaus, neste fim de semana, o senador Eduardo Braga (MDB-AM) reforçou a importância do investimento em ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento sustentável e a proteção da região amazônica. Acompanhado pelo comandante Militar da Amazônia (CMA), general Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves, e pelo empresário Denis Minev, o parlamentar conheceu as instalações da nova unidade de pesquisa militar.

Criado em novembro de 2023, o IPEAM é vinculado ao Instituto Militar de Engenharia (IME) e integra o esforço do Exército para promover avanços tecnológicos com aplicação tanto militar quanto civil. O centro pretende se tornar referência em áreas estratégicas como inteligência artificial, segurança cibernética e geointeligência ambiental, atuando também na formação de novos pesquisadores por meio de programas de mestrado e doutorado.

“É fundamental proteger a floresta e, ao mesmo tempo, cuidar das pessoas que vivem na região. Isso se faz com presença do Estado, com ciência e tecnologia, e principalmente com educação. O Brasil não terá um futuro promissor sem investir na formação de seu povo”, afirmou Eduardo Braga, ao destacar o papel do instituto na promoção do conhecimento e da segurança nacional.

O coronel Manoel Amaral, responsável pelo escritório do Sistema Defesa, Indústria e Academia de Inovação (SisDIA), explicou que o instituto pretende desenvolver projetos de ponta voltados a soluções tecnológicas para uso dual — militar e civil — como drones, tecnologias quânticas e alternativas energéticas. “Nosso objetivo é trazer essas frentes para a Amazônia e criar um polo de inovação que envolva indústrias e universidades”, disse o oficial.

O general Costa Neves ressaltou que o IPEAM está em fase inicial de estruturação, com foco, neste momento, na montagem da infraestrutura de laboratórios e salas de aula. “Na etapa seguinte, iniciaremos os cursos de pós-graduação e, em seguida, ampliaremos o número de pesquisadores na região. Queremos ciência e tecnologia à altura da grandiosidade da Amazônia”, pontuou.

Para o comandante, a presença do senador no local representa um importante apoio político ao projeto. “Ter alguém como o senador Eduardo Braga, que reconhece o valor da educação como agente de transformação, fortalece a missão do IPEAM e nos encoraja a seguir construindo um instituto de excelência na Amazônia”, completou o general.

O IPEAM é uma iniciativa do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) do Comando Militar da Amazônia, com vínculo à Diretoria de Serviço Geográfico e ao 4º Centro de Geoinformação do Exército (4º CGEO), e busca consolidar um ambiente de inovação voltado às demandas estratégicas da região.

Artigo anteriorCom risco de acidentes, PRF interdita trecho da BR-425 entre Porto Velho e Guajará-Mirim por causa de alagamento
Próximo artigoDilma é eleita para novo mandato à frente do Banco dos Brics