@eduardosuplicy/Instagram/Reprodução

Deputado estadual por São Paulo, Eduardo Suplicy (PT), de 84 anos, foi internado às pressas nessa terça-feira (26/8) no hospital Niterói D’Or, em Niterói (RJ). O parlamentar passou mal durante um congresso sobre renda básica universal no Rio de Janeiro.

Segundo boletim médico, Suplicy apresentava quadro de arritmia e foi prontamente atendido. “O deputado está lúcido, orientado, estável e se alimentando normalmente”, diz a nota.

Informações preliminares indicam que o deputado deve passar por uma cirurgia para receber um marca-passo.

Ao passar mal, Suplicy participava do 24º Congresso Internacional da Rede Mundial da Renda Básica (Basic Income Earth Network – BIEN), que aborda o tema “Renda Básica e Economia Solidária: Novos Horizontes para a Proteção Social”. Inicialmente, ele foi atendido no Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em Maricá, e depois for levado ao Niterói d’Or.

Câncer linfático e cannabis

Em outubro de 2024, Suplicy foi diagnosticado com câncer linfático e iniciou tratamento com imunoquimioterapia. Quando foi ao médico, em julho daquele ano, recebeu o diagnóstico de linfoma não Hodgkin, um tipo de câncer que tem origem nas células do sistema linfático e que se espalha de maneira não ordenada.

O parlamentar continua ativo como deputado estadual, com pequenas pausas nos períodos mais delicados do tratamento. Isso se dá, conforme a assessoria, devido aos hábitos saudáveis que o parlamentar manteve ao longo da vida, bem como aos tratamentos auxiliares com a cannabis medicinal.

O parlamentar foi diagnosticado com Parkinson no fim de 2022. Por conta da doença, iniciou tratamento com canabidiol (CBD). Com informações de Metrópoles.

Artigo anteriorEx-padrasto de adolescente encontrada morta na cama pela mãe é preso
Próximo artigoIndependiente responsabiliza “unicamente” a La U por briga em jogo