Divulgação / Semed

Com uma carreira de 30 anos na educação, Lúcia Cristina Santos, educadora da Prefeitura de Manaus , será a única a representar o país no “Brazil Forum UK 2025”, que acontece no próximo sábado e domingo, 14 e 15/6, na Universidade de Oxford, no Reino Unido. Esta é a 10ª edição do evento, que reúne líderes e especialistas para promover diálogos alterados sobre os principais desafios estruturais do Brasil.

Para o titular da Secretaria Municipal de Educação, (Semed), Júnior Mar, é motivo de orgulho ter um profissional da rede municipal, reconhecido por sua excelência em um evento internacional voltado à discussão de temas fundamentais, como a educação.

“A Lúcia é um dos muitos talentos que temos na rede municipal de ensino. Teremos, nesse evento tão importante, a oportunidade de mostrar o compromisso que temos com a educação de nossas crianças e adolescentes. Tenho absoluta certeza de que a educação pública de Manaus está muito bem representada. Muitos nem imaginamos o quanto estamos evoluindo em diversos aspectos que prejudicam para uma educação mais plena”, destacou o secretário.

Lúcia representará a educação pública no Painel 4, intitulado “Educar o Brasil: desafios e horizontes na valorização da carreira docente”, marcado para domingo, às 9h40 (horário de Manaus), com transmissão pelas redes sociais do evento. Para ser selecionada, Lúcia participou de uma seleção on-line que durou um dia. Em sua apresentação, abordamos temas como: a escola enquanto ecossistema educativo plural; cultura colaborativa entre docentes; formação continuada em serviço; o professor como pesquisador e sujeito político; valorização da carreira docente; políticas públicas integradas; e a articulação entre teoria e prática na defesa de uma gestão escolar desburocratizada, com autonomia, criticidade e foco na transformação social.

“Minha participação representa a voz do Norte do país. Sinto orgulho em representar meu estado de forma positiva, ser porta-voz dos docentes da região e mostrar a necessidade de maior valorização da carreira docente. Estou aproveitando esse espaço para reivindicar nosso lugar, demonstrar resiliência e destacar os talentos dos profissionais da educação pública do Brasil e, especialmente, do Norte”, afirmou Lúcia.

Sobre o evento

O Brazil Forum UK é uma conferência anual organizada por estudantes brasileiros no Reino Unido, em parceria com a Universidade de Oxford e a London School of Economics and Political Science (LSE). Desde 2016, o evento reúne lideranças dos setores público, privado, acadêmico e da sociedade civil, promovendo diálogos diferenciados sobre os principais desafios estruturais do Brasil.

Artigo anteriorJuiz nega pedido da Califórnia de impedir uso da Guarda Nacional por Trump
Próximo artigoSinésio defende interiorização do desenvolvimento com incentivos da Zona Franca e eixo Manta-Manaus