O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) está presente no IV Encontro Nacional de Comunicação da Justiça Eleitoral, que acontece nesta quinta e sexta-feira (26 e 27 de junho), na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. O evento reúne profissionais de comunicação de todo o país com o objetivo de alinhar estratégias, fortalecer o combate à desinformação e preparar a atuação das regionais para as Eleições 2026.

Durante a abertura, a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, apresentou oficialmente a logomarca e o slogan da próxima eleição: #votonademocracia. A identidade visual marca o início do ciclo de mobilização da Justiça Eleitoral em defesa do voto como instrumento essencial de fortalecimento democrático.

“A cada eleição, nós temos uma definição de qual é o valor que estamos enfatizando. Neste ano, será o voto na democracia”, afirmou a ministra. Ela também ressaltou a importância de uma comunicação eficiente e integrada, que respeite as particularidades de cada estado, mas mantenha coesão institucional.

Para Cármen Lúcia, o desafio da Justiça Eleitoral é ampliar a confiança do eleitor nas instituições e na urna eletrônica. “É essencial que haja essa comunicação e a unidade de procedimentos. O que cada Secretaria de Comunicação vai traduzir de forma diferente é o que for singular daquele local para aquele cidadão. Mas vamos andar juntos para sermos mais conscientes”, declarou.

Além da ministra, participaram da mesa de abertura a secretária-geral da Presidência do TSE, desembargadora Andréa Pachá; a ouvidora do tribunal, desembargadora Iracema do Vale; e a secretária substituta de Comunicação e Multimídia, Flávia Ribas.

A programação do encontro inclui palestras e oficinas voltadas à comunicação institucional, uso de inteligência artificial, campanhas de incentivo ao voto jovem e ao cadastramento biométrico, além de ações coordenadas contra a desinformação.

O TRE-AM está representado pela assessora de Comunicação, Alessandra Mourão, e pelo servidor Fábio Botelho, que acompanham as discussões e contribuem para o alinhamento das práticas de comunicação do Amazonas às diretrizes nacionais da Justiça Eleitoral.

Artigo anteriorPF prende prefeito de Palmas preso por vazamento de informação no STJ
Próximo artigoMoraes manda prender condenados por bomba no Aeroporto de Brasília