
O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) está presente no IV Encontro Nacional de Comunicação da Justiça Eleitoral, que acontece nesta quinta e sexta-feira (26 e 27 de junho), na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. O evento reúne profissionais de comunicação de todo o país com o objetivo de alinhar estratégias, fortalecer o combate à desinformação e preparar a atuação das regionais para as Eleições 2026.
Durante a abertura, a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, apresentou oficialmente a logomarca e o slogan da próxima eleição: #votonademocracia. A identidade visual marca o início do ciclo de mobilização da Justiça Eleitoral em defesa do voto como instrumento essencial de fortalecimento democrático.
“A cada eleição, nós temos uma definição de qual é o valor que estamos enfatizando. Neste ano, será o voto na democracia”, afirmou a ministra. Ela também ressaltou a importância de uma comunicação eficiente e integrada, que respeite as particularidades de cada estado, mas mantenha coesão institucional.
Para Cármen Lúcia, o desafio da Justiça Eleitoral é ampliar a confiança do eleitor nas instituições e na urna eletrônica. “É essencial que haja essa comunicação e a unidade de procedimentos. O que cada Secretaria de Comunicação vai traduzir de forma diferente é o que for singular daquele local para aquele cidadão. Mas vamos andar juntos para sermos mais conscientes”, declarou.
Além da ministra, participaram da mesa de abertura a secretária-geral da Presidência do TSE, desembargadora Andréa Pachá; a ouvidora do tribunal, desembargadora Iracema do Vale; e a secretária substituta de Comunicação e Multimídia, Flávia Ribas.
A programação do encontro inclui palestras e oficinas voltadas à comunicação institucional, uso de inteligência artificial, campanhas de incentivo ao voto jovem e ao cadastramento biométrico, além de ações coordenadas contra a desinformação.
O TRE-AM está representado pela assessora de Comunicação, Alessandra Mourão, e pelo servidor Fábio Botelho, que acompanham as discussões e contribuem para o alinhamento das práticas de comunicação do Amazonas às diretrizes nacionais da Justiça Eleitoral.