A BR-319 voltou a registrar uma interrupção no tráfego nesta terça-feira (3), após o rompimento de um cabo que sustentava a balsa utilizada na travessia sobre o Rio Autaz Mirim, nas proximidades quilômetro 25 da rodovia. 

Esse é o segundo bloqueio em menos de uma semana em um dos trechos mais críticos da rodovia federal, que é a única ligação terrestre entre o Amazonas e o restante do país, via Rondônia.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o incidente foi causado pela forte correnteza do rio, que rompeu o cabo responsável por manter a balsa alinhada à rota de travessia. Sem o equipamento de sustentação, a embarcação saiu do eixo, tornando impossível a operação segura no local. Um barco do tipo “empurrador” foi mobilizado para evitar que a balsa fosse levada pela força da água.

Com o incidente, além da travessia comprometida, o aumento do nível do rio engoliu parte dos aterros improvisados nas margens, agravando a situação. A PRF está atuando na organização do tráfego e prestando apoio a passageiros que precisam seguir viagem sem utilizar a travessia.

O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Amazonas, Orlando Fanaia, informou que equipes técnicas já foram mobilizadas para avaliar os danos. Segundo ele, não há previsão para a retomada do serviço, mas a prioridade é restabelecer a travessia o mais rápido possível.

“Estamos nos deslocando para o local para fazer uma avaliação completa. A intenção é tentar reposicionar a balsa, amarrá-la novamente e liberar o tráfego com segurança. Em caso de necessidade, poderemos reforçar o trecho com rachão (material de pedra bruta)”, declarou Fanaia.

A travessia interrompida está localizada exatamente onde uma das pontes da BR-319 desabou em 2022, exigindo soluções emergenciais como balsas e aterros provisórios para manter o tráfego entre as margens. A recorrência de bloqueios reforça a fragilidade da infraestrutura na região e expõe os riscos enfrentados por motoristas e moradores que dependem da rodovia.

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