Fotos: Divulgação/Idam

Em Santa Isabel do Rio Negro (630 quilômetros distante de Manaus), 900 aves de postura — criadas exclusivamente para a produção de ovos — foram vacinadas contra a coriza infecciosa. A imunização foi uma iniciativa do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), realizada por meio da Unidade Local (UnLoc) do instituto no município, na última sexta-feira (16/02).

A ação é resultado de uma Demonstração de Métodos (DM) do Idam e aconteceu no Sítio Granja, propriedade onde a atividade é assistida pelo instituto. Na ocasião, foram vacinadas as aves com mais de 45 dias de idade, que também receberam a aplicação de suplementação vitamínica.

“A vacinação dessas aves fez parte do cronograma para a criação do plantel assistido pelo Idam, assim como também foi uma oportunidade para que outros produtores da região tivessem acesso a informações sobre o procedimento e como ele é feito”, disse o técnico extensionista do Idam/Santa Isabel do Rio Negro, Manuel Teixeira.

Teixeira esclareceu ainda que as aves estão saudáveis e que a vacinação serviu para reforçar a segurança dos animais. “Não foi constatada nenhuma intercorrência e é uma ação de assistência técnica e extensão rural (Ater) recorrente do Idam voltada ao fortalecimento da avicultura do estado, além de promover a importância da imunização para o fortalecimento da avicultura”, explicou.

O gerente informou que os avicultores de Santa Isabel do Rio Negro interessados em mais informações sobre vacinação e demais projetos voltados à avicultura devem procurar a UnLoc do Idam no município, localizada na avenida Rio Negro, S/N, Centro.

O que é coriza Infecciosa?

A coriza infecciosa é uma enfermidade causada pela bactéria Avibacterium paragallinarum e afeta o sistema respiratório de aves. A doença se manifesta por meio de inflamação da área abaixo dos olhos, secreção nasal e espirros nos animais.

A doença tem impacto negativo na avicultura, principalmente de postura, uma vez que afeta diretamente a produção de ovos.

Artigo anteriorConstrução da estrada Coari-Itapeua avança na zona rural de Coari
Próximo artigoGoverno do Amazonas reúne conselhos para formatar políticas de fortalecimento do setor primário