Antônio Lima/Secom

Para os alunos e o corpo docente da primeira escola do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) de tempo integral, localizada no município de Silves (a 204 quilômetros de Manaus), a estrutura de primeira linha é a garantia de um estudo de excelência e a oportunidade de crescimento. A nova unidade, uma parceria entre o Governo do Amazonas e a Empresa Eneva, foi inaugurada pelo governador Wilson Lima na quarta-feira (11/09).

A escola conta com a divisão de três blocos e possui biblioteca, laboratório de gastronomia, lanchonete, três laboratórios técnicos, dois de informática, salas de aula comuns, auditório, quadra e espaços de convivência.

Com a nova estrutura do Cetam em Silves, a expectativa é aproveitar ao máximo todos os espaços para levar um ensino completo e integrado aos alunos, para que eles sejam preparados para o mercado de trabalho, como explica a diretora da escola, Petyanne Tannar.

“É um marco para a educação e para o ensino técnico e profissionalizante em Silves. As expectativas são as melhores possíveis e uma das nossas metas é expandir os cursos. A missão é não somente formar, mas empregá-los depois daqui”, falou a diretora da unidade, Petyanne Tannar.

Para o professor de Desenho Técnico, Eliesio Melo, a oferta de capacitação da mão de obra, por meio dos cursos do Cetam, é uma contrapartida social muito importante da Eneva.

“Essa estrutura tem uma importância muito grande para o aprendizado, tendo em vista que temos tudo que é de melhor aqui. Percebemos isso na evolução do aluno e em como ele absorve o conhecimento”, destacou o professor do Cetam, Eliesio Melo.

Cursos técnicos

Atualmente, a unidade já atende 90 estudantes dos cursos técnicos em Gás e Energia, Eletromecânica e Agropecuária, que foram selecionados em edital específico para a escola. Os cursos têm carga horária mínima de 800 horas e serão concluídos em dois semestres.

A Andreza Barata, de 28 anos, é moradora de Silves, e viu no curso de Química Industrial uma oportunidade para um futuro melhor.

“A Eneva vem contribuir, junto com o Governo do Estado, para a educação da população daqui. No nosso curso, estamos sendo privilegiados, porque temos uma sala climatizada, ótimos professores e uma demanda contínua de disciplinas”, ressaltou Andreza.

Parceria com Eneva

Os cursos são oferecidos por meio de uma parceria com a empresa Eneva e o objetivo é formar mão de obra qualificada na área de petróleo e gás para atender uma demanda crescente no estado, que conta com a exploração do Gás Natural em Silves, onde o Campo do Azulão já está instalado.

A Eneva oferece uma bolsa no valor de R$ 1,3 mil como forma de incentivo aos alunos aprovados nos cursos técnicos. Com informações de Metrópoles.

Artigo anteriorJogadores criam “contrato” para tentar evitar denúncias de estupro
Próximo artigoManaus sedia o 21º Congresso Amazônico de Recursos Humanos com foco no futuro do trabalho e a 21ª Expo ABRH-AM