
A Netflix está mergulhando em nossa obsessão cultural com tubarões com o novo documentário “Encantadora de Tubarões”.
O projeto foca na mergulhadora livre e conservacionista Ocean Ramsey (seu nome verdadeiro), que relata sua “fascinação e conexão com um dos predadores mais temidos dos oceanos”, segundo a Netflix.
“Sua paixão pelos tubarões, que ela considera gravemente incompreendidos e injustamente difamados, tornou-se o trabalho de sua vida”, afirma uma matéria no site Tudum da plataforma. “Mais de 100 milhões de tubarões são mortos a cada ano, ameaçando a sobrevivência de uma espécie que é fundamental para um ecossistema marinho equilibrado e crucial para um planeta saudável.
Enquanto alguns veem os tubarões como assustadores e “monstros”, Ramsey e seu parceiro e videomaker, Juan Oliphant, defendem a segurança dos tubarões e trabalham para melhorar sua imagem.
“Não sou uma pessoa louca”, diz Ramsey em um trailer do projeto enquanto nada próximo a vários tubarões grandes. “Estou extremamente consciente do que eles são capazes.”
O novo documentário, dirigido por James Reed, vencedor do Oscar por “Professor Polvo”, não está livre de controvérsias, no entanto.
“A abordagem de Ramsey para seu ativismo tem atraído críticas tanto de membros da comunidade científica quanto do público em geral; os críticos de Ramsey dizem que ela está colocando a si mesma, outros humanos e os tubarões em risco ao buscar atenção da mídia”, segundo o Tudum.
Ramsey defende a proteção dos tubarões através de suas plataformas de mídia social, que contam com mais de 2 milhões de seguidores apenas no Instagram.
Veja o trailer de “Encantadora de Tubarões”
Com informações de CNN Brasil.