Eurojackpot - Foto: Getty Images

Oslo (29/6) — A empresa estatal Norsk Tipping, responsável pelas apostas na Noruega, cometeu um erro grave na divulgação dos prêmios do Eurojackpot, loteria transnacional europeia, após o sorteio realizado na sexta-feira (27/6). Um problema no sistema converteu os valores dos prêmios de forma equivocada, fazendo com que milhares de apostadores acreditassem que haviam ganhado fortunas — quando, na verdade, os valores eram muito menores.

O erro aconteceu no momento em que os valores em euros, enviados da Alemanha, foram convertidos para coroas norueguesas. O sistema multiplicou os valores por 100, quando o correto seria dividi-los por 100, considerando que os prêmios estavam em centavos de euro.

CEO renuncia

A CEO da Norsk Tipping, Tonje Sagstuen, anunciou sua renúncia no sábado (28/6), poucas horas após a confirmação do erro.

“Lamento profundamente que tenhamos decepcionado tantas pessoas”, afirmou Sagstuen em nota oficial. “Recebi mensagens de pessoas que já tinham feito planos para férias, comprar apartamentos ou reformar suas casas. A elas, só posso dizer: desculpem.”

A executiva também reconheceu que o episódio é mais um entre diversos erros recentes da empresa, que tem enfrentado forte pressão pública. A Norsk Tipping é controlada pelo Ministério da Cultura da Noruega e, segundo o próprio órgão, a empresa já vinha sendo criticada por falhas anteriores.

Detalhes do erro

  • O erro de conversão ocorreu no sistema que insere os valores dos prêmios no banco de dados do jogo.

  • Jogadores foram notificados com valores até 100 vezes maiores do que os reais.

  • A visão correta dos prêmios foi publicada somente no sábado.

  • A maioria dos pagamentos — com os valores corrigidos — já havia sido concluída até as 4h30 da manhã de sexta-feira.

Reação do público

A situação gerou frustração, revolta e críticas nas redes sociais. Diversos jogadores relataram que já haviam feito planos baseados nos prêmios recebidos por notificação, antes de serem informados do erro.

Contexto

O Eurojackpot é uma das maiores loterias da Europa e tem participação de mais de 18 países. Na Noruega, a Norsk Tipping é a única empresa autorizada a operar jogos de azar e é conhecida por seu forte controle estatal. O incidente reacende o debate sobre transparência e segurança nos sistemas de loterias públicas.

Com informações de Metrópoles

Artigo anteriorMéxico: 381 corpos são encontrados em crematório clandestino em Ciudad Juárez
Próximo artigoFreira brasileira é afastada na Itália após carta anônima e acusa perseguição por “ser bonita demais”