Na segunda noite do 19º Festival Folclórico do Mocambo do Arari, o Boi Bumbá Espalha Emoção levou para arena um espetáculo repleto de significado ao apresentar o tema “Fé e Diversidade: respeito a todas as devoções”. A apresentação, marcada por cores, danças e expressões culturais, celebrou a diversidade religiosa como um caminho para um mundo mais justo e respeitoso, onde todas as crenças possam coexistir em harmonia.
Paulo Victor Costa, Conselheiro de Arte do Espalha Emoção, comentou sobre o sucesso da apresentação e o esforço coletivo por trás do espetáculo. “Superou todas as expectativas, foram seis meses de trabalho e aqui nós estamos mostrando o resultado do nosso projeto, executado na arena com sucesso total e, se Deus quiser, com fé e devoção raízes mocambenses, o Espalha vai se sagrar campeão do festival”, afirmou.
Para Brena Souza, Sinhazinha da Fazenda, a noite foi ainda mais especial, celebrando uma década de dedicação ao Boi Espalha Emoção. “Estou feliz, estou realizada, satisfeita. São 10 anos de história, 10 anos de aprendizado, mas cada ano é uma situação diferente, um desafio. E eu me sinto feliz e realizada por conquistar a minha nação e entregar sempre o melhor para eles”, destacou com emoção.
O Festival do Mocambo se distingue por sua autenticidade, com as alegorias dos bois sendo construídas a partir de matérias-primas retiradas da própria floresta. Cipó, cuias, talas, palhas, folhas e madeira são habilmente trabalhados pelos caboclos mocambenses, transformando o festival em um verdadeiro espetáculo cultural, que celebra as raízes e tradições do povo da região.
A programação do evento, realizado pela Prefeitura de Parintins, se encerra neste domingo (11).