O estilista amazonense Maurício Duarte fará sua estreia, nesta quinta-feira (11/09), às 18h (horário de Brasília), na New York Fashion Week (NYFW), temporada de moda internacional realizada em Manhattan, Nova York, e que iniciou no dia 6 de setembro. Na oportunidade, ele apresentará a coleção ‘Muiraquitã’, uma celebração de símbolos e saberes ancestrais.

“Decidi que esse seria o nome da coleção porque, assim como foi o nome do meu primeiro trabalho na graduação em 2017, é também um símbolo que carrego no peito desde que me mudei para São Paulo, em 2016. Ganhei o Muiraquitã como presente da minha mãe, e ele me acompanha desde então, como um amuleto de proteção”, comenta o estilista.

De acordo com Maurício Duarte, a coleção, que celebra os 15 anos da Federação de Designers Latino Americanos (FDLA) na NYFW, se destaca pelo uso das fibras naturais, como o tucum, tecidas à mão por artesãs de comunidades indígenas do Amazonas.

“A colaboração aconteceu por meio do projeto ‘Parentas Que Fazem’. Em Manaus, as associações envolvidas no desenvolvimento das peças foram: a Associação de Mulheres Indígenas (AMARN) e a Associação Mulheres Indígenas Artesãs Sataré Mawé (AMISM). Já em São Gabriel da Cachoeira foram: a Associação Artesãos Indígenas (ASSAI) e Associação Mulheres Indígenas do Alto do Rio Negro (AMIARN). Os acessórios foram cuidadosamente elaborados pelo designer Carlos Penna e complementam as criações de Maurício”, detalha o estilista.

Ainda de acordo com Maurício, “assim como esse amuleto, nossos trabalhos são feitos à mão, com fibras de tucum, fibra de buriti, escamas de pirarucu e sementes de açaí”. “Partilhar nossas simbologias, saberes ancestrais e a produção colaborativa com propósito para o mundo já precisa nascer com proteção e a certeza de uma vida próspera para todos que acreditam nessa ideia”, finaliza ele.

FDLA

A Federação de Designers da América Latina (FDLA) é um evento de moda multicultural de destaque em Nova York, dedicado a oferecer uma plataforma de exposição para designers de toda a América Latina e do mundo.

Com o objetivo de promover o comércio de moda significativo, a FDLA se empenha em criar oportunidades para talentos internacionais cujas habilidades criativas são abundantes, mas cujos recursos financeiros podem ser limitados.

A FDLA se orgulha de continuar construindo pontes, promovendo inclusão e diversidade por meio de eventos, atividades sociais e iniciativas ao longo do ano.

Artigo anteriorGoverno do Estado segue com obras do Asfalta Amazonas em Parintins
Próximo artigo‘Apoio de Lula é fundamental para enfrentar a seca’, reforça Anne Moura em visita do presidente ao Amazonas