Os Estados Unidos estão cada vez mais atentos a um possível ataque do Irã contra Israel, que pode acontecer nos próximos dias “com pouco ou nenhum aviso. O alerta foi dado pelo conselheiro de Segurança Nacional do país, John Kirby, nesta quinta-feira (15/8).
De acordo com o representante da administração Biden, é preciso que o país esteja preparado para tal cenário.
“Um ataque pode acontecer com pouco ou nenhum aviso e, certamente, pode ocorrer nos próximos dias, e temos que estar preparados para isso”, disse Kirby à imprensa.
O conselheiro voltou a repetir a previsão anunciada na última segunda-feira (12/8) por Washington. Na ocasião, Kirby afirmou que o regime iraniano poderia atacar Israel ainda nesta semana.
Há algumas semanas, o governo iraniano tem feito inúmeras ameaças contra Israel por conta do assassinato de Ismail Heyneyr, ex-líder político do Hamas morto em Teerã.
Grupos rebeldes da região, como o Hezbollah e os Houthis, também se uniram a república islâmica na retórica ameaçadora. O temor é de que eles atuam junto ao Irã em uma possível ofensiva contra Israel.
Enquanto as ameaças e incertezas aumentam, uma nova tentativa de negociar a paz na Faixa de Gaza acontece em Doha. A reunião, com mediação dos EUA, Egito e Catar, conta com uma delegação israelense. O grupo palestino Hamas, no entanto, não enviou representantes.
Além do conflito em Gaza, expectativa é de que as negociações também reflitam, de forma direta, nas ameaças recentes do Irã contra Israel.