Fuzileiros navais dos EUA em treinamento de táticas de controle de multidões em uma base na área metropolitana de Los Angeles, Califórnia, EUA • 10/06/2025Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA/Cabo Logan Courtright/Divulgação via REUTERS

O Exército dos Estados Unidos anunciou que enviará 200 fuzileiros navais à Flórida para fornecer suporte administrativo e logístico ao Serviço de Imigração e Alfândega (ICE).

Os fuzileiros navais são a primeira onda de apoio do Comando Norte dos EUA para a missão da agência de imigração.

“Os militares que participam desta missão desempenharão funções estritamente não relacionadas à aplicação da lei nas instalações do ICE”, disse o Departamento de Defesa dos EUA em um comunicado.

As funções dos fuzileiros se concentrarão em tarefas administrativas e logísticas. Eles estão especificamente proibidos de ter contato direto com indivíduos sob custódia do ICE ou de participar de qualquer aspecto da cadeia de custódia.

Em junho, o Pentágono autorizou o envio de até 700 agentes do Departamento de Defesa para dar suporte ao ICE na Flórida, Louisiana e Texas.

O presidente dos EUA, Donald Trump, também enviou 700 fuzileiros navais para Los Angeles em junho para proteger agentes de imigração durante operações para deter imigrantes ilegais nos Estados Unidos.

As tropas foram enviadas para responder aos protestos contra as ações de imigração na cidade.

O envio do batalhão de fuzileiros navais marcou uma escalada significativa no uso dos militares pelo presidente dos EUA como uma demonstração de força contra os manifestantes.

Com informações de CNN Brasil.

Artigo anteriorEstêvão pode jogar pelo Chelsea no Mundial de Clubes? Descubra
Próximo artigoBanco Central suspende três instituições do Pix após ataque hacker