Começa hoje (2) a V Jornada Acadêmica de Psicologia da Universidade Nilton Lins, com o tema “Desafios e Oportunidades: A Psicologia no Amazonas diante da subjetividade e da tecnologia”. O evento ocorre de forma presencial até quarta-feira e é aberto a profissionais, acadêmicos e ao público em geral, abordando questões centrais sobre a prática psicológica no Amazonas.

De acordo com a coordenadora do curso de Psicologia da Nilton Lins, Jaida Souza, o tema enfrenta desafios únicos devido à geografia e à diversidade cultural do Estado.

“Comunidades isoladas e a falta de infraestrutura dificultam o acesso a serviços de saúde mental, enquanto a diversidade linguística e cultural exige abordagens terapêuticas sensíveis e adaptadas”, explicou, ao destacar que os estigmas e a desinformação sobre os benefícios da terapia psicológica também são obstáculos significativos.

TELEPSICOLOGIA

Jaida Souza também enfatiza a importância de compreender a subjetividade e a identidade cultural das comunidades amazônicas para a prática psicológica na região por meio da resiliência comunitária e estratégias de enfrentamento.

“Ao combinar a sensibilidade cultural com inovações tecnológicas, é possível transformar os serviços de saúde mental no Amazonas e na região, tornando-os mais acessíveis e eficazes com oportunidades promissoras para superar essas barreiras”.

A coordenadora ressalta ainda que a telepsicologia e os aplicativos de saúde mental podem facilitar o acesso a tratamentos mesmo em regiões remotas e que a Amazônia oferece um campo rico para pesquisas inovadoras, especialmente em áreas como a psicologia ambiental e a adaptação cultural das terapias com enfoque nas necessidades locais e na integração de conhecimentos tradicionais com práticas modernas.

INSCRIÇÕES

Entre os temas que serão abordados nas palestras da jornada estão: “Mecanismos de busca digitais e vícios sob o olhar da Análise Comportamental”, “O papel da tecnologia no campo da psicologia clínica”, “A Psicologia escolar na Era Digital”, “Exposição excessiva à tecnologia da informação: indicador de Burnout”, “Da Aldeia à Universidade: vivências cotidianas de mulheres indígenas” e “A Psicologia no Amazonas diante da subjetividade e da tecnologia”, entre outros.

O evento ocorre de forma presencial e está aberto para profissionais, acadêmicos e toda a sociedade. Os interessados podem se inscrever no site http://cursosextensao.niltonlins.br:8081/.

Artigo anteriorAncelloti revela que Vinicius Jr. cedeu pênalti para Mbappé cobrar
Próximo artigoBelarte estreia “O Fantasma da Ópera” em versão inédita no Teatro Amazonas