
Os ataques dos EUA sob a “Operação Martelo da Meia-Noite” parecem ter “significativamente” atrasado o programa nuclear do Irã, disse à CNN nesta quinta-feira (26) um ex-coordenador da administração Biden da Casa Branca para o Oriente Médio que serviu sob presidentes republicanos e democratas.
Brett McGurk disse que as avaliações preliminares de danos mostram que alvos-chave, incluindo a instalação de Fordow, foram atingidos com sucesso.
Fordow é uma das mais importantes instalações de enriquecimento nuclear do Irã, enterrada no fundo de uma montanha para protegê-la de ataques.
McGurk explicou que quando os militares realizam a avaliação de danos, eles normalmente seguem três fases: Na Fase I, se avalia o dano físico causado aos locais-alvo. A Fase II avalia o impacto funcional no alvo. A Fase III é ampliada para abranger todas as informações disponíveis e avaliar o impacto geral no sistema que foi alvo – neste caso, o programa nuclear do Irã.
McGurk disse que o briefing do Pentágono mostrou que as duas primeiras fases da avaliação consideraram a operação bem-sucedida, mas a avaliação mais complexa “nível três” ainda está em andamento e incluirá contribuições de especialistas nucleares no governo dos EUA.
McGurk disse que, dado o que ele sabe sobre os ataques, ele está “bastante confiante” de que o programa do Irã sofreu um revés significativo, mesmo se a imagem completa levará tempo para emergir.
Perguntado sobre o uso da palavra “obliterar” por Trump, McGurk disse que os presidentes costumam falar de forma diferente dos militares ou oficiais de inteligência, mas acrescentou: “Nós honestamente não sabemos todos os detalhes, mas acho que a missão foi como planejada. A notícia que eu vi lá foi que aquelas munições caíram nesses poços, e isso significa que Fordow provavelmente está bastante destruído e inutilizável. Certamente as centrífugas, se estavam lá, não podem ser giradas novamente.”
A administração Trump critica relatórios sobre uma avaliação preliminar da inteligência dos EUA que sugeria que o ataque não destruiu os componentes principais do programa nuclear do Irã, em vez disso atrasando-o por alguns meses.
Com informações de CNN Brasil.