Foto: Dreyceane Soares/FCecon

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou, nesta terça-feira (1º/10), a abertura do Movimento Mundial Outubro Rosa 2024. A campanha tem o objetivo de alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

A ação foi realizada na FCecon, no bairro Planalto, zona centro-oeste de Manaus, em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer do Amazonas (RFCC-AM) e contou com a participação de pacientes, voluntários, servidores e representantes de órgãos públicos municipais e estaduais, e da iniciativa privada. A abertura do Outubro Rosa incluiu a iluminação da fachada da FCecon na cor rosa.

Representando o Governo do Amazonas, a vice-presidente e secretária executiva do Fundo de Promoção Social (FPS), Kathelen Braz, destacou o apoio da pasta na causa de combate ao câncer. “O Fundo de Promoção Social tem apoiado diretamente a FCecon, a fim de fortalecer os serviços oferecidos às mulheres assistidas”, disse.

Campanha

A diretora-presidente da FCecon em exercício, a mastologista Hilka Espírito Santo, disse que o objetivo da campanha Outubro Rosa é incentivar e alertar as mulheres a realizarem a mamografia a partir dos 40 anos de idade.

“A importância do Outubro Rosa é fazer um alerta e, acima de tudo, compartilhar conhecimento e esperança para as nossas mulheres de que a cura é possível. É muito importante que as mulheres façam a sua mamografia a partir dos 40 anos”, afirmou a mastologista.

A Fundação Cecon é a unidade referência para o tratamento do câncer de mama no Amazonas na rede pública de saúde.

A presidente da Rede Feminina, Marília Muniz, destacou a participação da sociedade no apoio à causa. “É muito importante lembrarmos o papel das associações, empresários, comércio, a sociedade civil em geral, todos unidos num só objetivo que é levar informação às mulheres para fazerem seus exames para a detecção precoce do câncer de mama, que é o câncer mais incidente nas mulheres no mundo todo”, disse Marília Muniz.

Artigo anteriorGato Preto diz que Bia Miranda abortou filho do casal
Próximo artigoMoto fica debaixo de ‘Amarelinho’ durante acidente em avenida de Manaus