Foto: Assessoria de Comunicação

Representantes das feiras do Produtor e da Banana, ambas em Manaus, se reuniram nesta quinta-feira, (26/9), com os deputados Comandante Dan (Podemos) e Delegado Péricles (PL), na sede da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Eles buscam apoio à crise enfrentada pelas feiras, em razão da estiagem severa que o Amazonas enfrenta.

Os permissionários Renata Santos, Claudete Sabino e Francisco Ramos, da Feira do Produtor, e Moacir Cintrão, da Feira da Banana, alertaram sobre o risco de desabastecimento e majoração de preços que os cidadãos amazonenses e manauaras passam. Eles alegam que as mercadorias já não chegam por via fluvial, em razão do comprometimento da trafegabilidade dos rios e que a única alternativa, a BR-319, tem grandes problemas, especialmente no trecho do Igapó-Açu, onde há uma travessia de balsa quase inviabilizada pelo nível do rio, já impróprio à navegação. A espera por uma vaga na balsa já ultrapassa quatro dias.

O feirante Francisco Ramos, conhecido como “Paraíba”, explicou que a carga rodoviária tem um custo altíssimo, especialmente para gêneros perecíveis, que precisam de transporte refrigerado. Ele argumentou que o custo do diesel, que alimenta o gerador dessas carretas, é elevado e deverá encarecer a mercadoria e até, em alguns casos, fazê-las desaparecer dos mercados, feiras e varejos.

“Estamos vendo a hora de um litro de óleo chegar, em Manaus, a custar R$ 20, o que inviabiliza não apenas o consumo das famílias, mas a atividade comercial de quem, por exemplo, vende banana frita. O impacto na economia será enorme”, afirmou o feirante “Paraíba”.

O deputado Comandante Dan possui um movimento entitulado “Soluciona BR”, que busca trafegabilidade e segurança à rodovia 319. Ele lembrou que não é apenas o trecho do Igapó-Açu, mas os trechos do Autaz Mirim e do Curuçá também possuem soluções improvisadas que reduzem em muito a mobilidade.

“Estamos no segundo ano seguido de uma seca recorde e esses foram problemas que enfrentamos durante a estiagem de 2023, já não era para a nossa gente estar sofrendo as mesmas agruras, nada foi resolvido em termos de estrutura e segurança”, alegou Dan.

Os deputados se comprometeram em realizar uma Cessão de Tempo na próxima terça-feira (1º de outubro), aos presidentes e representantes das Associações de Feirantes de Manaus.

Artigo anteriorAssembleia Legislativa do Amazonas realiza Cessão de Tempo para alertar sobre crimes cibernéticos
Próximo artigoPL do deputado João Luiz visa proibir fabricação, comercialização e distribuição gratuita de armas de brinquedo que simulam armas de fogo