Foto: Danilo Mello / Aleam

Em reconhecimento ao Festival Folclórico de Parintins como um dos maiores eventos culturais do Brasil, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou, nesta quinta-feira (5/6), uma Sessão Especial. De iniciativa da deputada Mayra Dias (Avante) e do presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (UB), o evento reuniu, no plenário Ruy Araújo, representantes dos bumbás Caprichoso e Garantido, artistas e autoridades que contribuem para o espetáculo realizado há mais de 50 anos no município de Parintins (distante 369 quilômetros da capital, Manaus).

Destacando que o festival é um ícone da cultura popular brasileira, a deputada Mayra Dias, em seu pronunciamento, falou do valor cultural do evento, mas fez questão de ressaltar o impacto econômico não apenas para o município, mas para a economia estadual.

“No ano de 2024, foram mais de R$ 160 milhões movimentados durante o festival. Recebemos cerca de 120 mil turistas, o que gera emprego, renda, aquece o comércio e valoriza os trabalhadores da cadeia produtiva dos bumbás”, declarou a deputada, informando ainda que mais de 4 mil empregos diretos são criados com a mobilização dos bois Garantido e Caprichoso.

Falando em nome dos demais parlamentares, a deputada Alessandra Campelo (Podemos) afirmou que Parintins deve ser celebrada ao longo do ano, recebendo constantemente investimentos em infraestrutura, saúde, educação e cultura.

“Contem comigo para ajudar e fortalecer de todas as formas esse município, seja por meio da destinação de emendas parlamentares ou na construção de políticas públicas”, disse Campelo.

Durante a Sessão Especial, os presidentes Fred Góes e Rossi Amoedo, de Garantido e Caprichoso, respectivamente, receberam placas em homenagem ao trabalho cultural desenvolvido pelos bois-bumbás. Também foram entregues 20 certificados de reconhecimento a trabalhadores ou apoiadores do festival.

Os dois presidentes agradeceram a homenagem, ressaltando ser essa uma oportunidade não apenas de reconhecimento a todos os artistas e à população parintinense que fazem esta festa, mas também uma maneira de divulgar, fortalecer e expandir o alcance do Festival de Parintins e da cultura amazônica.

Fred Góes afirmou que todas as homenagens são voltadas para os artistas parintinenses, que, com muito trabalho, fortalecem a identidade cultural do Amazonas. “Fomos nós, o povo de Parintins, que saímos de um chão de terra batida de um município do interior amazonense para o mundo, levando a cultura do nosso povo”, declarou o presidente do boi Garantido.

O presidente Rossi Amoedo, do boi Caprichoso, destacou que, socialmente, o festival desempenha um papel crucial no fortalecimento do senso de comunidade, envolvendo diretamente milhares de pessoas e gerando oportunidades de desenvolvimento social, especialmente para as populações locais. Por isso, Rossi lembrou que a disputa deve se concentrar na arena do Bumbódromo, nos dias 27, 28 e 29 de junho. “Não percamos o respeito, não vamos deixar que o respeito e a brincadeira de boi se percam. Nosso povo é o povo festeiro da ilha, e sabe fazer uma linda festa, sem brigas ou ódio”, disse Amoedo.

O compositor Paulinho Du Sagrado, a cunhã-poranga do boi Garantido, Isabelle Nogueira, o deputado federal Saullo Vianna (UB), o prefeito de Parintins, Matheus Assayag (PSD), o deputado da 18ª Legislatura, Bi Garcia, e o secretário de Cultura, Caio André, também se pronunciaram durante a Sessão Especial.

“O Festival de Parintins é um dos principais expoentes da cultura do Amazonas e, por isso, em nome do governador Wilson Lima (UB), posso assegurar que teremos, mais uma vez, um grandioso festival”, disse o secretário de Cultura.

Artigo anteriorYomara Lins homenageia profissionais da enfermagem em Reunião Solene na Câmara Municipal de Manaus
Próximo artigoRodrigo Sá destaca modernização ambiental durante lançamento do Junho Ambiental em Manaus