Aline Fidelix

O Até o Tucupi 2024 – Festival Pelo Clima entra na sua segunda semana de atividades com debates, manifestações artísticas e ações de mobilização. O Encontro Amazonense sobre Crise Climática, que acontece no dia 28 das 9h até às 17h, no Centro Cultural Povos da Amazônia, será um espaço de união para discutir os desafios e construir respostas coletivas frente à crise climática. Com rodas de conversa e intervenções culturais, o encontro propõe três eixos transversais: incidência política, mobilização popular e comunicação.

O Encontro será uma oportunidade para fortalecer alianças entre movimentos sociais, coletivos, organizações e indivíduos que atuam diretamente no enfrentamento da crise climática. Além das discussões, o espaço incentivará a construção de estratégias conjuntas para amplificar a incidência política e promover ações que reflitam a realidade amazônica e suas urgências. Com o olhar voltado para o protagonismo dos povos indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais e periféricas, o evento busca articular respostas que integrem justiça climática e social.

Mais de 20 organizações já confirmaram presença no evento, ampliando a diversidade de vozes no debate climático.

Pessoas e grupos interessados em participar podem se inscrever gratuitamente pelo formulário: https://forms.gle/pD7qjrt1wc6Wugjw6

Tribunal Popular Climático

O Tribunal Popular Climático, que acontece no dia 29 de novembro, das 14h às 16h30, no Parque dos Bilhares, será um espaço simbólico para responsabilizar as esferas de poder, municipal, estadual e federal, pelas ações e omissões em relação à crise climática. Com a participação de lideranças indígenas, movimentos sociais e coletivos, o tribunal buscará expor as falhas nas políticas públicas, dar visibilidade às denúncias e pressionar por respostas concretas. O evento destaca a centralidade da justiça climática e a urgência de garantir a proteção dos territórios e das populações mais vulneráveis como medidas essenciais para enfrentar a crise ambiental.

Marcha Até o Tucupi pelo Clima

A Marcha Até o Tucupi pelo Clima, marcada para o dia 29 de novembro às 17h, será um ato coletivo de resistência e mobilização em defesa da Amazônia e das populações mais impactadas pela crise climática. Com início na Avenida Constantino Nery e percurso até a Djalma Batista, a marcha busca unir vozes e fortalecer a luta por justiça climática, colocando as pessoas e suas histórias no centro da transformação social.

Esse momento de ocupação das ruas é um chamado para a ação coletiva e uma afirmação de que a mudança necessária começa com a força da mobilização popular.A programação do dia 29 de novembro do Festival também inclui atividades que conectam diferentes públicos e expressões culturais à temática climática. Pela manhã, às 8h, acontece a oficina “Para Onde Foi o Rio?” na Escola Municipal Waldir Garcia, uma ação voltada para crianças que busca sensibilizar sobre os impactos da estiagem no Amazonas e suas consequências para comunidades negras, indígenas e tradicionais, utilizando uma abordagem lúdica para promover conscientização desde cedo. À noite, às 19h, no Anfiteatro do Parque dos Bilhares recebe o Dabucuri Mini Ball, uma celebração que une cultura indígena e diversidade por meio de performances de arte, moda e dança, destacando categorias como Vogue Performance e Grafismo Indígena, e enaltecendo a riqueza cultural das comunidades indígenas na Amazônia.

O festival é realizado por uma coalizão formada pelo Coletivo Difusão, Coletivo Proteja, COIAB, Casa Cinco e Miriã Mahsã.

A programação completa inclui Encontro Amazonense sobre Crise Climática, a Marcha Até o Tucupi pelo Clima, atividades em escolas, apresentações artísticas e a Mostra de Música, que encerra o festival no dia 30 de novembro.

A programação completa pode ser acessada no site:

https://ateotucupi.org/programacao/

Artigo anteriorNova sede do Núcleo da Mulher da Defensoria do Amazonas conta com atendimento personalizado e humanizado
Próximo artigoVacina contra gripe está disponível para população geral em mais de 160 salas