O filhote de onça-pintada Golias, encontrada ainda com o cordão umbilical e criado como pet por uma família no município de Santo Antônio do Içá (AM), está em Brasília e deverá ser entregue a um centro especializado até a sua introdução à natureza.

Segundo a Globo News, programa Em Pauta, Golias está bem nutrido, alojado adequadamente no Centro de Triagem de Animais Silvestres do Distrito Federal (CetasDF), e goza de boa saúde.

Antes de ser transferido para Tefé, Manaus e Brasília, o animal era tratado como animal doméstico pela família de Santo Antônio, afastando-o de seus institutos silvestre.

Conforme informações da Globo News (ver vídeo), Golias não tem o comportamento de onça, precisa ser adaptado, treinado para voltar para a natureza através de uma rede credenciada, ligada ao Ibama e ao ICMBio, para ver se tem chance de ser introduzia à natureza.

Por sugestão da deputada federal Dayany Bittencourt, “Golias” deve ser entregue ao Instituto Onça-Pintada (IOP), localizado em Mineiros, Goiás. O ofício foi encaminhado ao presidente do órgão, Rodrigo Antonio de Agostinho Mendonça, em fevereiro este ano, propondo a realocação para um centro de referência na reabilitação e conservação de onças-pintadas.

A deputada argumenta que o IOP possui infraestrutura especializada e reconhecimento nacional e internacional no trabalho de conservação e reabilitação de onças-pintadas, o que garantiria um ambiente mais adequado para o desenvolvimento saudável do filhote. Além disso, a instituição oferece suporte técnico para uma futura reintegração do animal ao seu habitat natural, caso seja possível (ver documento abaixo).

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

 

Artigo anterior“Perdeu 50% dos lábios”, diz prima de atacada por homem após rir dele
Próximo artigoMotociclista baleado é ‘salvo’ por notebook na mochila que ‘amorteceu’ tiro de ladrão