
Nesta quarta-feira, a Raça Rubro-Negra e Jovem Fla, duas das maiores torcidas organizadas do Flamengo, anunciaram acordo e parceria. Ambas estão suspensas desde 2023 devido à tragédia em clássico contra o Vasco. Segundo o jornal O Globo, o Flamengo se reuniu com os líderes das torcidas Raça Rubro-Negra e Jovem Fla para definir um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), com as torcidas se comprometendo em relação ao CPF dos membros.
Ver essa foto no Instagram
“Em reunião realizada hoje, dia 20, entre DIRETORIAS e LIDERANÇAS do G.R.M.C. RAÇA RUBRO-NEGRA e G.R.C. TORCIDA JOVEM DO FLAMENGO, ficou decidido:
1) Ambas as torcidas estarão, em definitivo, caminhando juntas em prol do CRF. Respeitando suas individualidades, TODO e QUALQUER problema ficará em segundo plano, pelo bem das duas e, principalmente, do Flamengo;
2) O diálogo direto entre LIDERANÇAS será a ferramenta de resolução de eventuais discordâncias;
3) Amizades e alianças que eventualmente não sejam comuns às duas torcidas serão – nos espaços em que todos estiverem reunidos – respeitadas em nome da convivência pacífica entre RRN e TJF. O respeito pela co-irmã prevalecerá sobre eventual rivalidade;
4) A partir de agora, imperará a lei do respeito mútuo. E o integrante que não respeitar será cobrado pela respectiva diretoria.
Com isso, ratificamos nosso compromisso para com nosso bem maior – O CRF – e seguimos rumo ao tão esperado retorno às arquibancadas.”
Entenda o motivo da suspensão
Em março de 2023, antes da partida entre Flamengo e Vasco, válida pelo Campeonato Carioca, torcidas organizadas dos dois clubes se enfrentaram em um confronto violento que terminou com uma pessoa morta e outras sete feridas.
Como medida punitiva, o Flamengo suspendeu por cinco anos a presença das torcidas organizadas Jovem Fla e Raça Rubro-Negra — diretamente envolvidas no confronto — nos jogos do clube. Além disso, a decisão do Tribunal de Justiça do Rio determinou a interdição das sedes, o bloqueio das contas bancárias, a apreensão de documentos e a quebra do sigilo eletrônico das duas organizações.
O Flamengo enfrenta o Botafogo-PB nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), pela partida de volta da terceira fase da Copa do Brasil. Com vantagem de 1 a 0 no placar agregado, o Mengão decide a vaga no Maracanã. No entanto, ainda não há informações oficiais sobre a partir de qual jogo as torcidas organizadas poderão retornar às arquibancadas.
Com informações de Gazeta Esportiva.