Em um esforço concentrado para controlar incêndios florestais no Amazonas, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) atuou em mais de 300 focos de incêndio em um período de 24 horas. A operação ocorreu em uma área de aproximadamente 1,6 milhão de metros quadrados, no Distrito de Cacau Pirêra e ao longo da rodovia AM-070, no município de Iranduba, a cerca de 27 quilômetros de Manaus.

Os trabalhos começaram no sábado (14/09), quando o 1º Pelotão Destacado de Bombeiros Militares de Iranduba foi acionado. As chamas se espalharam rapidamente devido à vegetação seca e às altas temperaturas. No domingo (15/09), uma nova avaliação foi realizada pela Sala de Situação para ajustar a estratégia de combate, garantindo uma abordagem mais eficaz.

Segundo o comandante-geral do CBMAM, coronel Alexandre Freitas, as condições da vegetação seca no local favoreceram o fenômeno da queima em profundidade. “O fogo continua queimando por baixo, devido ao material orgânico seco e à baixa umidade, o que dificulta a identificação e o combate direto às chamas”, explicou o coronel.

A força-tarefa envolveu mais de 50 bombeiros militares, com o apoio da Força Nacional e equipamentos especializados como bombas costais, abafadores e sopradores. Além disso, 12 viaturas de combate foram utilizadas, incluindo picapes equipadas com kits de combate a incêndios e Auto Bombas Tanques (ABTs). A operação Céu Limpo também reforçou os esforços na área.

As equipes continuam atuando na região nesta segunda-feira (16/09), com monitoramento constante pela Sala de Situação para garantir a extinção completa dos incêndios na localidade.

Artigo anteriorMarçal promete pedir cassação de Datena após agressão: “Descontrolado”
Próximo artigoTCE-AM terá 48 processos na pauta de julgamentos desta terça-feira (17)