Reprodução/RBS TV

Na quinta-feira (15/8), o céu de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, amanheceu acinzentado, com grande parte da cidade encoberta por uma densa fumaça. Segundo a Climatempo, o fenômeno é resultado de uma combinação de fatores climáticos e ambientais, incluindo incêndios florestais.

A fumaça que encobre a cidade é resultado de incêndios florestais que ocorrem no norte da Argentina, no Paraguai e no sul de Mato Grosso do Sul, região do Pantanal, de acordo com o G1. Os ventos transportam essa fumaça para o sul do Brasil, cobrindo a população com uma densa camada de poluição.

Veja publicação no X:

 

Ventos empurram fumaça

Em vez de dissipar a fumaça, evitando a concentração de monóxido de carbono (CO), os ventos estão empurrando-a para o sul, atingindo o estado gaúcho.

Eventos semelhantes ocorreram no Amazonas, quando a fumaça das queimadas na Floresta Amazônica cobriu Manaus, obscurecendo o sol da capital em 2023. Em 2022, a província de Corrientes, na Argentina, também foi afetada pela fumaça de incêndios florestais. Com informações de Metrópoles.

Artigo anteriorPolícia caça “Mata Rindo”, traficante sanguinário do Comando Vermelho
Próximo artigoOperação Closed Gate da Polícia Federal combate tráfico de drogas no aeroporto de Manaus