© Ari Dias/AEN

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, anunciou neste sábado (8) que o governo federal acionou a Caixa Econômica Federal para agilizar a liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para os trabalhadores afetados pelo tornado devastador que atingiu o Paraná na sexta-feira (7). O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também foi mobilizado para auxiliar beneficiários e providenciar novos benefícios.

Devastação e Resposta Governamental

Durante visita a Rio Bonito do Iguaçu, município paranaense mais atingido, Gleisi Hoffmann destacou a urgência das ações. A cidade teve cerca de 90% de sua infraestrutura urbana comprometida pelos ventos de até 250 quilômetros por hora do tornado classificado como F3.

A ministra afirmou que houve reuniões entre os níveis municipal, estadual e federal para coordenar os esforços de reconstrução. Recursos federais estão disponíveis de imediato para a compra de materiais de atendimento aos feridos e, principalmente, para material de construção. “O que o prefeito vai precisar de ajuda é para reconstrução de escola, unidades de saúde, ajuda pra reconstruir casa, isso tudo o governo federal tem condição de dar”, pontuou Hoffmann.

Além disso, a Força Nacional do SUS foi mobilizada para auxiliar no atendimento aos atingidos.

Balanço e Apoio às Vítimas

Dados oficiais do governo estadual indicam que seis pessoas morreram – cinco em Rio Bonito do Iguaçu e uma em Guarapuava – e mais de 750 feridos foram atendidos. Levantamento preliminar da Defesa Civil aponta 1 mil desalojados e 28 desabrigados.

Um abrigo provisório foi montado pelo governo do Paraná em Laranjeiras do Sul para acolher os desabrigados. Em Rio Bonito do Iguaçu, estruturas provisórias foram instaladas para triagem, cadastro de danos e atendimento a idosos. O secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Teixeira, orientou que os afetados se dirijam ao Ginásio do Bugre para realizar o cadastro e receber auxílio.

Com informações de Agência Brasil

Artigo anteriorTornado no Paraná: Alerta de urgência para a COP30
Próximo artigoGiovanna Waksman lamenta eliminação e lesão na Copa Sub-17