Secretaria de Cultura e Economia Criativa/Arquivo

Neste domingo (1º/12), a partir das 17h, uma emocionante celebração acontecerá no Largo de São Sebastião, dando início à temporada “O Mundo Encantado do Natal”. Promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, a programação tem como ápice o acendimento da iluminação da grande árvore de Natal, seguida pela inauguração da ornamentação temática do espaço e estreias das atrações que ocupam os centros culturais do entorno.

O secretário em exercício de Cultura e Economia Criativa, Candido Jeremias, destaca que a celebração no Largo dá início a um conjunto formado por mais de 400 atrações, que serão realizadas na capital e no interior do estado.

“Muitas surpresas vão acontecer no domingo, marcando a abertura da programação ‘O Mundo Encantado do Natal’. Diversas manifestações artísticas serão apresentadas nos centros culturais, teatros, bairros, escolas, centros de convivência, igrejas, hospitais e alcançando ainda mais de 20 municípios, com espetáculos online, promovidos pelo Natal em Rede, do Liceu de Artes e Ofício Claudio Santoro”, afirma o secretário.

“É uma época que movimenta a cadeia produtiva da cultura, gera milhares de postos de trabalho no segmento artístico e na economia da cultura, impactando também no comércio e no turismo”, enfatiza.

No Largo, a festa de boas-vindas à temporada terá parada natalina, comandada pelo Papai Noel, acompanhado por personagens emblemáticos, apresentações artísticas até o momento da contagem regressiva para iluminação da árvore de Natal, com mais de 23 metros de altura. Neste ano, o conjunto cênico do ‘O Mundo Encantado do Natal’ faz referência aos brinquedos de outras épocas e revive momentos da infância.

Atrações do entorno

Outras atrações terão início neste domingo (1º/12), entre as quais, a Feira de Natal, organizada na rua Costa Azevedo, Centro. Serão 16 stands, beneficiando mais de 130 empreendedores locais de vários segmentos.

Também estarão funcionando, a Casa dos Brinquedos Encantados, na rua José Clemente, e a Fábrica do Papai Noel, que ocupa o prédio histórico do Centro Cultural Palácio da Justiça, na avenida Eduardo Ribeiro. Nestes dois locais, o acesso demanda agendamento prévio, via Portal da Cultura.

Na avenida Eduardo Ribeiro, o Teatro Gebes Medeiros abre as portas para a exposição “Amazônia em Festa Natalina – Presépios: Tradição e Originalidade”. Entrada livre, sem agendamento.

Outra novidade deste ano, é o aplicativo O Mundo Encantado do Natal, que traz a programação completa da temporada, dias e horários de funcionamento dos espaços, além de jogos com captura de figurinhas, espalhadas virtualmente no Largo de São Sebastião. A partir deste domingo, a ferramenta estará disponível para download, nas lojas de aplicativos.

A árvore de Natal e a ornamentação do Largo de São Sebastião seguirão até 6 de janeiro de 2025. A próxima estreia da temporada, será do musical de Natal “Pedro e Paula”, no dia 8 de dezembro, no Teatro Amazonas. Ao todo, serão 20 récitas até 23 de dezembro, com agendamentos via Portal da Cultura.

Artigo anteriorEm Amaturá, Idam entrega seis toneladas de alimentos adquiridos por meio do PAA Indígena
Próximo artigoCom emendas de Débora Menezes, estradas vicinais em Apuí são recuperadas