Anne Alves/FVS-RCP

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM), está intensificando suas ações para prevenir doenças transmitidas pela água contaminada. Como parte dessa estratégia, a FVS-RCP está reforçando a distribuição de hipoclorito de sódio para as 62 secretarias municipais de saúde do Amazonas.

A distribuição é realizada pela FVS-RCP, por meio do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água (Vigiagua), da Vigilância Ambiental (DVA). A quantidade de hipoclorito de sódio enviada aos municípios é determinada com base na população sem acesso a água distribuída pelo sistema de tratamento, informada pelas coordenações de vigilância em saúde municipais.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, ressalta que o hipoclorito de sódio é um desinfetante eficaz, usado para purificar a água e prevenir doenças hídricas, especialmente durante a estiagem. “Somente em 2024, a FVS-RCP gerenciou a distribuição de 3,1 milhões de frascos do insumo para desinfecção de água nos municípios do Amazonas”, ressaltou a diretora.

De acordo com a gerente da gerência de Riscos não Biológicos da Vigilância Ambiental da FVS-RCP, Raiane Áila o hipoclorito de sódio é distribuído gratuitamente pelas secretarias municipais de Saúde (Semsas) às pessoas sem acesso à água potável. “É importante que a população utilize de forma correta o produto, conforme a orientação recomendada pelo Ministério da Saúde e não para outros fins, como por exemplo, lavagem de roupas de casa”, alertou.

FVS-RCP informa o Passo a Passo para o uso do Hipoclorito de Sódio na purificação da água para beber.

Obtenha o Hipoclorito de Sódio: Certifique-se de usar uma solução de hipoclorito de sódio com concentração de 2,5%. Esse produto é geralmente fornecido gratuitamente pelas secretarias de saúde.

Meça a Quantidade de Água: Determine a quantidade de água que você deseja purificar. Para esse passo a passo, usaremos a medida de 1 litro de água. É recomendado, primeiramente, realizar a filtração da água a ser tratada, utilizando filtro doméstico, coador de papel ou um pano limpo.

Adicione o hipoclorito de sódio: Para cada litro de água, adicione 2 gotas de hipoclorito de sódio (2,5%). Se você estiver purificando 10 litros de água, adicione 20 gotas.

Misture bem: Mexa bem a água para garantir que o hipoclorito de sódio se distribua uniformemente.

Deixe descansar: Aguarde por pelo menos 30 minutos antes de consumir a água. Esse tempo é necessário para que o hipoclorito de sódio elimine os micro-organismos presentes na água.

Armazene corretamente: Após a purificação, armazene a água em um recipiente limpo e fechado para evitar contaminações. Utilize recipientes com tampa que possam ser bem vedados. É importante também manter o frasco de hipoclorito de sódio ao abrigo da luz e do calor.

Artigo anteriorCombate à Violência Doméstica será tema de Fórum promovido pelo TJAM
Próximo artigoSeparados? Maíra Cardi se pronuncia após boatos de divórcio com Nigro