Como parte das ações emergenciais para combater os efeitos da estiagem, a Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM) enviou nesta quinta-feira (22/08) 200 remessas de medicamentos e insumos para o município de Fonte Boa, localizado a 678 quilômetros de Manaus. A medida faz parte de um esforço contínuo coordenado pelo Governo do Amazonas através do Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Situação de Emergência Ambiental.
De acordo com o último boletim da Defesa Civil, até as 14h desta quinta-feira, 20 municípios do estado encontram-se em situação de emergência, afetando aproximadamente 254,3 mil pessoas, o que corresponde a cerca de 63,5 mil famílias. Os números são dinâmicos e baseados nas informações fornecidas pelos municípios por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD) da Defesa Civil.
Medidas de Assistência Humanitária e Infraestrutura
Em termos de assistência humanitária, o governo estadual distribuiu 226 toneladas de alimentos para as áreas mais impactadas pela seca. Além disso, 24 purificadores de água foram instalados, sendo que 10 deles foram destinados à calha do Alto Solimões. Para melhorar o acesso à água potável, também foram enviadas 100 caixas d’água para diversas comunidades.
No total, aproximadamente 200 toneladas de medicamentos e insumos foram distribuídas para os municípios localizados nas calhas dos rios Madeira, Juruá, Purus e Alto Solimões. Uma das medidas mais significativas foi a instalação de uma usina de oxigênio no município de Envira, além do envio de 200 volumes de medicamentos e insumos para Fonte Boa.
Ações de Proteção Ambiental e Combate a Incêndios
O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) também tem desempenhado um papel crucial, realizando 303 embargos que totalizam 16.602,8309 hectares de áreas embargadas. Até o momento, foram aplicadas multas no valor de R$ 83,5 mil, emitidos 286 autos de infração, lavrados 26 termos de apreensão, e realizadas 150 prisões e detenções.
Desde o início de junho até o dia 22 de agosto, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) combateu mais de 8,7 mil focos de incêndio em todo o estado, sendo 646 na capital Manaus e 8,1 mil no interior.
Operação Estiagem 2024
Essas iniciativas fazem parte da Operação Estiagem 2024, uma ação coordenada pelo comitê instituído pelo governador Wilson Lima em 5 de julho deste ano. O comitê está monitorando ativamente a situação e implementando uma série de medidas para mitigar os impactos da estiagem, com o objetivo de assegurar que as necessidades das populações mais vulneráveis sejam atendidas.
O Governo do Amazonas continua comprometido em apoiar as comunidades afetadas pela estiagem, proporcionando suporte contínuo e reforçando as medidas necessárias para enfrentar essa crise ambiental.
Boletim