Um grupo foi preso na sexta-feira (13), após imagens do satélite flagrarem os homens extraindo e abastecendo um caminhão com madeira ilegal, no Km 30, estrada de Novo Airão, município de Manacapuru (a 68 quilômetros a oeste de Manaus). O dono do caminhão, uma pessoa que operava a motoserra e quatro homens foram encaminhados à delegacia do município. Antes, dois homens, não identificados, haviam sidos presos, no Km 60 – AM 070, também com motoserra e abastecendo caminhão com madeira ilegal.
De acordo com a polícia, em desdobramento da Operação Tamoiotatá, as equipes ambientais receberam informação através do sistema ‘Sapopema’ sobre alerta de desmatamento visualizado via satélite. Ao chegar ao local, com a utilização de um drone, a equipe localizou uma área de mata sendo desmatada. Os policiais também puderam averiguar que um caminhão estava sendo abastecido com as madeiras extraídas de ilegalmente.
No local foram encontrados, o dono do caminhão, uma pessoa operando uma motoserra e quatro homens que abasteciam o veículos com as toras de madeira.
Todos os envolvidos, assim como as madeiras foram conduzidos à Delegacia daquele municípios. Os homens presos em flagrante irão responder pela prática de delito ambiental
Material Apreendido
01 (um) Caminhão VW/13.180 cor branca placa JXF-5097 ano 2005;
Aproximadamente 4,7 m3 de madeira serrada;
01 (uma) motosserra STIHL.
Veja vídeo:
Com informações de D24am.