REUTERS

O presidente da Guiana, Irfaan Ali, pediu apoio do governo brasileiro à candidatura do cientista agrícola Muhammad Ibrahim para o cargo de diretor-geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

Irfaan Ali entregou uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com essa demanda, à margem da cúpula Brasil-Caribe, que reuniu líderes da região na sexta-feira (13), em Brasília.

Órgão voltado ao desenvolvimento agrícola e rural, com sede na Costa, o IICA é chefiado pelo veterinário argentino Manuel Otero. Ele assumiu em 2018 e, depois de reeleito, encerra seu mandato em 2026.

A eleição para escolher o sucessor de Otero ocorre em novembro, em Brasília, em meio a um encontro dos ministros da Agricultura da América Latina e do Caribe.

A Guiana sinaliza, em troca do apoio brasileiro, compromisso renovado em se engajar pelo sucesso da COP30 em Belém.

“O Dr. Muhammad é um guianense altamente qualificado e respeitado, que tem feito enormes contribuições para a agricultura, especialmente na agricultura familiar, nas questões relacionadas às mudanças climáticas, na mitigação da degradação dos recursos naturais e na biodiversidade na região da América Latina e do Caribe durante as últimas três décadas”, diz Irfaan Ali em carta.

“A Guiana solicita o apoio [voto] de seu país à candidatura do Dr. Muhammad

ao cargo de Diretor-Geral do IICA. Sua nomeação seria um grande trunfo para o setor agrícola da América Latina e do Caribe”, acrescenta.

Engenheiro agrônomo pela Universidade da Guiana, Ibrahim possui mestrado em Ciências Agrárias e Recursos Naturais, além de doutorado em Ciências Agrárias e Ambientais pela Universidade de Wageningen (Holanda).

Com informações de CNN Brasil.

Artigo anteriorCEO da Boeing cancela participação na Paris Air Show após acidente na Índia
Próximo artigoSemana do Refugiado promove ações de visibilidade e inclusão em Manaus