A Igreja Presbiteriana Cidade Nova em Manaus, promove o 2º Encontro da Fé Reformada em Angola, na Universidade Católica de Angola (UCAN), com apoio da Igreja Presbiteriana Vitória de Luanda. A programação será dividida em três dias, com encerramento previsto apenas para o sábado à tarde.
Durante o evento, os participantes poderão participar de ministrações, momentos de louvor e de interação com os missionários brasileiros. As inscrições podem ser realizadas através do site: https://fereformada.moevento.
Em 2024, o evento tem como tema “A Glória da Palavra de Cristo”, cujo versículo base encontra-se em Salmo 93: 1, 2 “Reina o SENHOR. Revestiu-se de majestade; de poder se revestiu o SENHOR e se cingiu. Firmou o mundo, que não vacila. Desde a antiguidade, está firme o teu trono; tu és desde a eternidade”. O pastor geral da IPCN, Jaime Marcelino, que também é um dos idealizadores do Encontro da Fé Reformada estará pelo segundo ano consecutivo em Angola para servir à população angolana, e acredita numa grande adesão das pessoas ao evento.
“Estamos na expectativa de que o Senhor nos abençoe como fez no ano passado quando tivemos o primeiro encontro. Nosso propósito é levar a sã doutrina àquele país, porque sabemos que eles, em termos de evangelho, são novos ainda. Pra se ter uma ideia, a igreja presbiteriana de Angola completou esse ano 40 anos, e devido a cultura do país, há muita mistura no que diz respeito às questões religiosas com a cultura”, disse.
Workshop para Mulheres e Atividades com crianças
Após a semente plantada pelo próprio pai, Jaime Marcelino, ainda durante a infância, Elisama Brito, enfermeira por formação acadêmica, empreendedora, e co-líder do Ministério Infantil da IPCN, estará em Angola pela primeira vez para cumprir agenda junto à família e está com grandes expectativas para esse momento. Brito será responsável por realizar o Workshop gratuito “Mulher anônima, vivendo o extraordinário de Deus” para o público feminino, além de atividades educativas com crianças na Comunidade KiJoão – Caxito, a 75km de Luanda.
“Eu planejo aproveitar o máximo possível essa viagem. Afinal de contas, atravessar o oceano através de dois continentes, pois vamos passar pelo Americano, Europeu até o Africano, não será fácil. Então, essa viagem precisa valer muito a pena pra mim e, principalmente, para os angolanos. Se Deus quiser, irei ministrar junto às mulheres através do workshop e plantar a sementinha do evangelho no coração das crianças com a Tia Love, que é a personificação da Elisama Brito com as crianças. E nós desenvolveremos o trabalho missionário infantil na província e na capital Luanda, onde nós estaremos estabelecidos durante a conferência. Essas ações com as crianças têm caráter missionário e social. Estamos vendo como podemos levar alguns donativos e brindes do Brasil. Algumas coisas vamos ter que comprar lá, pela dificuldade do translado e a burocracia. Mas estamos vendo a melhor maneira possível para as coisas chegarem até os angolanos dentro das nossas possibilidades”, destacou.
Elisama Brito acrescenta que além do privilégio de viver essa experiência, reconhece que sua história de vida também poderá ser vista como um exemplo sobre a bondade de Deus. A missionária brasileira convive com miastenia gravis há 14 anos, uma doença autoimune de característica idiopática (de causa não determinada) que provoca falha na comunicação entre os nervos e os músculos, gerando fraqueza muscular por esforço repetitivo. Durante esse período, ela já foi internada e entubada por inúmeras vezes. Na última vez, por exemplo, foram 34 dias.
“O nosso maior desejo é que as pessoas percebam que sim: existe esperança, não só aqui na terra, mas principalmente que um dia todos aqueles que tiverem a certeza que nós temos um pai no céu, e que esse pai no céu, é igual para todos, seja no Brasil, na África, na Europa ou ao redor do mundo. Um dia seus filhos estarão todos juntos no céu, desfrutando de todas as delícias que Ele nos prometeu. A esperança existe porque os sofrimentos dessa vida não são para sempre e são pequenos se comparados com a alegria do amanhã, a eterna. E é essa mensagem de esperança que Ele colocou no meu coração um dia, porque eu acredito que minha vida é um milagre de Deus, Ele me deu um propósito de levar esperança para todos aqueles que querem ouvir a minha mensagem, sabendo que eu devo viver um dia de cada vez e um dia cheio de alegria, gratidão e esperança”, ressaltou.