Foto: Assessoria de Comunicação

O RespirAR, indicativo do deputado estadual João Luiz (Republicanos) ao Governo do Amazonas ultrapassou, neste ano, a marca de mais de meio milhão de atendimentos realizados. O programa é reconhecido internacionalmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e foi objeto de estudo científico em uma universidade de Portugal, onde foi apresentado no Congresso de Globalização e Saúde na Universidade de Coimbra, além de ser apresentado na Conferência de Políticas Públicas e Ciências de Dados, que ocorreu no ano passado no Amazonas.

“Queremos parabenizar ao governador Wilson Lima e ao secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), Jorge Oliveira, pelos trabalhos desenvolvidos ao povo do Amazonas. O RespirAR é um programa eficaz no combate da obesidade e sedentarismo, que vem melhorando a vida da população amazonense”, disse o deputado João Luiz.

O parlamentar destaca que o programa virou uma política pública de sucesso na pandemia e pós-pandemia no Estado do Amazonas. Por meio do Requerimento nº 215/2022, o deputado João Luiz também indicou ao governador Wilson a renovação dos contratos dos profissionais fisioterapeutas que atuam no RespirAR.

Números

Desde 2021, o RespirAR já atendeu 100 mil integrantes e tem como principal objetivo o combate ao sedentarismo. Os acompanhamentos de fisioterapia lideram a lista de registros com mais de 212 mil serviços em três anos, seguido pelos acompanhamentos de Educação Física e Enfermagem.

De janeiro a agosto de 2024, o RespirAR atingiu a marca de 125.640 atendimentos realizados, representando um aumento proporcional de 91,48% em comparação aos três anos anteriores.

Homenagem

João Luiz também homenageou na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), os profissionais do RespirAR, pelos trabalhos desenvolvidos ao longo dos anos.

Emenda Parlamentar

O republicano destaca que, em 2023, foram destinados aproximadamente R$ 500 mil para a aquisição de equipamentos de fisioterapia e insumos para a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) visando o fortalecimento do RespirAR, em parceria com a Sedel.

Artigo anteriorCampanha de Prevenção e Tratamento do Vírus Linfotrópico da Célula T Humana agora é Lei no Amazonas
Próximo artigoDeputado Comandante Dan avalia que apenas punir os responsáveis pelas queimadas não devolve a floresta