Fotos: Rodrigo Duarte/Arquivo Idesam

De 22 a 24 de outubro, Manaus recebe a 3ª edição do FIINSA – Festival de Investimento de Impacto e Negócios Sustentáveis da Amazônia, um evento de três dias, no qual profissionais ativos do ecossistema de impacto da região levantam grandes encontros em que irão debater sobre as expectativas, a realidade e os caminhos que já estão sendo construídos para uma próspera Amazônia. Será um espaço de vivências multidisciplinares, com muitas oportunidades de reais parcerias entre empreendedores e investidores, além de alguns passos à frente dos desafios para o desenvolvimento do ecossistema de impacto amazônico, a bioeconomia e o futuro da maior floresta tropical do planeta.

De investidores de impacto, instituições financiadoras a empreendedores de impacto, lideranças comunitárias e indígenas, o grande destaque desta edição está na diversidade de vozes que estão transformando o território. E, entre os nomes já confirmados figuram Tatiana Schor (BID), Caetano Scannavino (Saúde Alegria), Vanessa Adachi (Capital Reset), Valcleia Solidade (Fundação Amazônia Sustentável), Felipe Russo (Meraki Impact), Gustavo Luz (Fundo Vale), Valmir Ortega (Belterra Agroflorestal), Edu Ourivio (Spoleto), Denis Minev (Bemol), Daniel Brandão (Vox Capital), Almir Suruí (território Suruí), Estevan Satoreli (Dengo Chocolate), Jander Manauara, entre outros.

Programação especial para quem se inscrever até 28 de agosto

Para quem fizer a inscrição até o dia 28 de agosto, o festival preparou um dia especialmente dedicado a visitas com um mergulho in loco em projetos e negócios inovadores que atuam no ecossistema de impacto socioambiental amazônico.

“O FIINSA é um festival que nasce da vontade de compartilhar com os que se interessam e se preocupam com a Amazônia para entender a realidade com quem já vive a experiência de dentro. Venha ver, ouvir e fazer parcerias com quem está fazendo pela Amazônia. Aqui, o fazer fala mais alto.”, explica Mariano Cenamo, diretor do Idesam, CEO da AMAZ – Aceleradora de impacto da Amazônia, e cofundador do FIINSA.

O objetivo do Festival, promovido pelo Idesam, AMAZ aceleradora de impacto e Impact HUB Manaus, e correalizado por diferentes parceiros, é consolidar um ponto de encontro para investimentos de impacto e desenvolvimento de negócios sustentáveis na Amazônia.
“Decidimos que esta edição seria um festival ainda maior, com três dias de evento nos quais estarão reunidas organizações diversas, de empreendedores a investidores, de diferentes fases e perfis para debater caminhos, oportunidades e desafios para o desenvolvimento do ecossistema de impacto amazônico. Será um momento de grandes encontros, dos quais com certeza sairão grandes parcerias para nossa região”, conta Juliana Teles, cofundadora do Impact Hub Manaus e do FIINSA.

Imersão em negócios de impacto

Um dia inteiro dedicado a conhecer de perto o funcionamento de negócios de impacto que já mudam a realidade da Amazônia. As visitas foram organizadas em três diferentes ‘trilhas’ temáticas: Pesquisa e Inovação, Comunidade e Negócios.

Cada pessoa escolhe uma trilha e uma atividade dentro desta. Começando por Pesquisa e Inovação, a visita pode ser no Sítio PANC, de Valdely Kinupp, para ver de perto como sua paixão por Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) se tornou um negócio. Ou então ao Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), um complexo com área de 17 mil metros quadrados que tem por objetivo criar alternativas econômicas através da inovação tecnológica para o melhor aproveitamento econômico e social da biodiversidade amazônica de forma sustentável.

Já, na trilha Comunidade, a visita fica entre o Parque das Tribos, localizado no bairro Tarumã Açu, ou Soul do Monte + Projeto REUSA. O primeiro é uma comunidade com cerca de 758 famílias, mais de 3 mil indígenas de 35 etnias diferentes. Um bairro de Manaus que reúne diversas famílias de diferentes povos indígenas, que evidencia os diversos potenciais e desafios do território urbano da Amazônia.

E a segunda opção dentro da mesma trilha é a visita dupla aos projetos Soul do Monte, dentro de uma zona conhecida pela violência e guerra do tráfico, que busca reparar vulnerabilidades, criando espaços tanto para crianças, adolescentes e seus cuidadores, quanto para acolhimento a mulheres em situação de risco; e o Projeto de Restauração Ecológica e Urbanização Sustentável na Amazônia (REUSA), construído no rip-rap do Igarapé do Gigante, na Redenção. A iniciativa estimula a geração de renda sustentável e recuperação ambiental no leito do rio, por meio de oficinas transformadoras e ações de mobilização e engajamento com moradores do bairro.

E ainda, na trilha de Negócios temos a opção da recepção no CIDE – Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial, um centro dedicado ao empreendedorismo e inovação que atua na área da Incubação com ênfase no empreendedorismo de gênero. Desde a sua criação em 2019, já incubou e procurou subvenção a mais de 50 PME nacionais.

Por fim, um encontro de todos em um happy hour para celebrar o primeiro dia e dar início oficialmente à programação do Festival.

3º FIINSA

O 3º Festival de Investimento de Impacto e Negócios Sustentáveis é uma realização do Idesam (Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia) e do Impact HUB Manaus. Tem patrocínio do BID, Fundo Vale, ICS, Mercado Livre, Grupo Rede Amazônica, Instituto Sabin, JBS Fundo Pela Amazônia. Os parceiros institucionais são: Saúde e Alegria, NESST, LATIMPACTO, Centro de Empreendedorismo da Amazônia, FAS, Assobio, Jaraqui Valey, Aquiri Valley, Tucuju Valley, Tambaqui Valley, Ashoka.

Artigo anteriorComércio Ribeirinho Solidário da ASPROC continua funcionando durante grande seca no Amazonas
Próximo artigoBemol lança nova edição do programa “Empreende, mana!” para fortalecer o empreendedorismo feminino no Amazonas