Divulgação/Cigás

“Eu sou motorista de aplicativo, já trabalho com isso há mais de cinco anos e o motivo pelo qual eu decidi fazer a conversão foi por conta do alto gasto com gasolina, então, eu busquei algumas alternativas para tentar reduzir o consumo com combustível e encontrei, através da campanha (Faça a Conta. Use GNV) da Cigás essa solução”, afirmou.

Além do preço mais acessível, o GNV apresenta outro ganho: proporciona maior autonomia, o que significa que os carros conseguem se deslocar mais, consumindo menos. Outro estudo da Companhia, baseado em informações da ANP, indica que, com um litro de gasolina, o carro pode se deslocar por 10 quilômetros (km) e com um litro de etanol, sete km, enquanto que, com um metro cúbico de GNV, é possível fazer até 11 km.

Esse rendimento é comprovado pelo motorista de aplicativo Aluízio Barbosa, que trabalha no carro de propriedade de seu pai, que também foi contemplado na campanha. “Com R$ 100 de gasolina, eu conseguia rodar 90 km por dia, e quando coloquei o GNV, passei a gastar R$ 85 para encher o cilindro e fazer 240 km, ou seja, é uma diferença muito grande”, comentou o motorista, o qual destacou a importância da campanha por contribuir para reaver grande parte do investimento feito para a instalação do kit GNV no carro.

Descarbonização da frota de veículos

Além da competitividade do GNV frente aos combustíveis líquidos, o seu uso auxilia na descarbonização da frota de veículos leves, pois o gás natural é o mais limpo entre os combustíveis fósseis. Em razão disso, polui menos em termos de gases de efeito estufa (GEE) em relação aos combustíveis líquidos. A redução da emissão de material particulado, que sai do cano de descarga dos carros, é outra vantagem.

Por suas características, o gás natural contribui para a melhoria da qualidade do ar, favorecendo dessa forma a sociedade como um todo na medida em que o seu uso é ampliado.

Segurança do GNV

Para a garantia da segurança, os motoristas que optarem pelo sistema de combustível GNV em seus veículos devem realizar a instalação e manutenções periódicas em oficinas credenciadas junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). As oficinas credenciadas devem atender a requisitos estabelecidos pelo Inmetro e demais legislações pertinentes, devendo ter infraestrutura, equipamento e pessoal apto a realizar a instalação e manutenção no sistema de combustível GNV.

Para saber a lista de oficinas credenciadas pelo Inmetro, é só acessar o endereço eletrônico https://registro.inmetro.gov.br/consulta/, indicando no campo “por produto ou serviço” a palavra GNV e no campo “por empresa”, o estado (Amazonas).

Como participar da campanha

O regulamento da campanha está disponível na página eletrônica gnv.cigas-am.com.br. A orientação é seguir todas as instruções contidas no documento para solicitar autorização de conversão do veículo junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM); realizar a instalação do kit GNV em uma oficina credenciada pelo Inmetro; submeter o veículo à inspeção em uma instituição técnica licenciada; realizar a vistoria em uma empresa credenciada; e atualizar a documentação do veículo no Detran-AM.

Ao finalizar este processo, é necessário reunir todos os documentos indicados no regulamento, realizar a inscrição no site da campanha e, posteriormente, aguardar o retorno da equipe de atendimento para as etapas posteriores.

Para outros esclarecimentos, a Cigás disponibiliza canal de atendimento ao público sobre a campanha. Em caso de dúvida ou mais informações, é possível entrar em contato por aplicativo de mensagem no telefone 98420-7876, no horário comercial, das 8h às 17h.

Artigo anteriorJustiça condena Prefeitura de Manaus a reparar ponte no Parque dos Bilhares após ação do MPAM
Próximo artigoBi Garcia entrega próteses dentárias e novos equipamentos para saúde de Parintins