No município de Pauini, distante 923 quilômetros de Manaus, um internauta chamou a atenção das autoridades para um tema bastante delicado na cidade, o aeródromo, ou seja, a pista de pousos e decolagens ou mesmo o aeroporto é logrado no centro, algo que oferece bastante perigo aos transeuntes, motoqueiros, ciclistas e motoristas de carros de pequeno e grande porte.

Em sua publicação no Facebook, comentou “que a pista de pousos e decolagens que fica no meio da cidade deveria ser removido do lugar”, sustentando a ideia de que deveria ser construído um novo aeródromo, pois era um perigo para todos os moradores de Pauini, já que em tempos antigos, houve vítimas fatais por conta de acidentes com aviões de pequeno porte.

“Com dois acidentes fatais e o perigo que todos os moradores estão correndo, retirar o aeroporto do meio da cidade deveria ser a prioridade. Recapear o perigo não é a solução”, acrescentou.

A prefeitura publicou através de sua assessoria de comunicação que o município recebeu uma equipe da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) para avaliar a infraestrutura e a melhoria do aeródromo da cidade.

Renato Afonso chegou a defender durante sua campanha nas eleições municipais, a construção de um novo aeródromo. Após tomar posse mudou de ideia e optou para que a secretaria de obras fizesse uma operação tapa buraco na pista usando cimento.

A pista além de não ser homologada é irregular por esta no meio da cidade, existem várias casas próximas e prédios privados e dois postos de combustíveis nas laterais. Já houve duas vítimas fatais atropeladas por avião naquela cidade. A pista reparte a cidade ao meio e os munícipes que vão para o outro lado da cidade precisam transitar por ela correndo o risco iminente de acidente que a qualquer momento pode chegar uma aeronave.

Recentemente o tema foi debate durante sessão na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) onde o deputado estadual Berlamino Lins defendeu o processo de revitalização da pista de pouso do aeroporto da cidade de Pauini, prometida pelo governador Wilson Lima durante visita ao município.

“O governador assumiu compromisso com o prefeito Renato Afonso no sentido de determinar imediatamente uma equipe da Seinfra para realizar um levantamento visando a recuperação e o recapeamento da pista de pouso do aeroporto de Pauini, e anunciou que ainda este ano voltará ao município para inaugurar a pista devidamente recapeada”, frisou.

O Mistério Público do Estado do Amazonas pediu que fosse construído um novo aeródromo, mas a Justiça Estadual mandou que fossem realizadas obras na pista já existente. O MP não recorreu e cobra a realização das obras de reforma e adequação do aeródromo de Pauini fazendo com que opere dentro das normas determinadas pela Agência Nacional de Aviação Civil.

Acidentes na Pista

Em agosto de 2012, Idevânio Vieira de Souza morreu ao ser atingido por um avião no município de Pauini. A vítima foi decapitada. Ele  trafegava em uma motocicleta pela pista do aeroporto e teve sua cabeça decepada pela asa da aeronave PT-RPU, da Ortiz Taxi Aéreo, de Rio Branco, que realizava o procedimento rotineiro de pouso.

Foto: Luiz Carlos da Silva

Outro acidente aconteceu em 2018 quando o avião Sêneca, Prefixo PT-RXQ, que estava em solo, em processo de frenagem após o pouso, atingiu Adilson dos Santos Pereira. A vítima sofreu traumatismo craniano e faleceu ainda na pista.

 

Artigo anteriorCorinthians avança com 100% na Libertadores Feminina; Avaí Kindermann cai na 1ª fase
Próximo artigoFiuk será eleito o novo líder do BBB após vencer prova com Rodolffo