Chanceler iraniano Abbas Araqchi em Beirute • 4/10/2024 REUTERS/Mohamed Azakir

O ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araqchi, afirmou nesta quinta-feira (26) que Teerã não tem planos para se reunir com os Estados Unidos, contradizendo a declaração do presidente americano Donald Trump de que Washington planeja conversar com o Irã na próxima semana.

Abbas Araqchi disse que o país estava avaliando se as negociações com os EUA eram do seu interesse, após cinco rodadas anteriores de conversas que foram interrompidas pelo ataque de Israel e dos EUA às instalações nucleares de Fordow, Isfahan e Natanz.

“Nenhum acordo foi feito para retomar as negociações. Nenhuma promessa foi feita, nem houve qualquer discussão sobre este assunto”, disse Araghchi ao canal de notícias estatal iraniano IRINN.

“Tivemos uma experiência desagradável com os americanos — eles traíram as negociações no meio do processo. Essa experiência certamente afetará nossas decisões futuras. Mas essa decisão, em última análise, será tomada com base no bem-estar do povo iraniano, não em emoções ou quaisquer considerações superficiais ou temporárias”, acrescentou o ministro.

Segundo as forças de defesa israelenses e americanas, os ataques tinham como objetivo eliminar a capacidade do Irã de criar armas nucleares, enquanto o Teerã afirma que seu programa é exclusivamente para uso civil.

Araqchi disse que os danos às instalações “não foram pequenos” e que as autoridades estavam avaliando o estado do programa nuclear do Irã, o que, segundo ele, influenciaria a futura posição diplomática do Irã.

Com informações da Reuters.

Artigo anteriorFisiculturista que matou esposa espancada é condenado a 20 anos em GO
Próximo artigoFestival de Parintins deve bater recorde de público em 2025 com mais de 120 mil visitantes esperados