O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou nesta quinta-feira (10) que 12 estados e 912 municípios pediram acesso à Coronavac, vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo Instituto Butantan e a chinesa Sinovac.
“São Paulo está dando as mãos a todos. Faremos todos os esforços para garantir o acesso a todos que pedirem”, disse o chefe do Executivo estadual.
Segundo ele, os estados interessados são: Acre, Maranhão, Piauí, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Ceará, Espírito Santo, Paraíba, Pará, Roraima, Rio Grande do Norte, além de São Paulo. Na segunda-feira (7/12), de acordo com o governador, oito estados haviam demonstrado interesse em aplicar a Coronavac.
Apesar disso, nesta quinta-feira (10/12), a Federação Catarinense de Municípios e o Butantan assinam oficialmente o primeiro acordo que vai liberar o acesso à Coronavac para fora de São Paulo.
De acordo com Doria, o estado fará o que for preciso para atender toda a demanda. “O novo normal depende da vacina. Uma vacina segura, eficaz e com credibilidade, que permita vacinar milhões de brasileiros.”
Em mais um episódio de polarização com o governo federal, que ainda não apresentou calendário de imunização, Doria voltou a dizer que não entende por que esperar, se o país já tem uma vacina.
A Coronavac, no entanto, ainda não tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Falta principalmente apresentar à agência o resultado dos testes da fase 3. Com informações de Metrópoles.