
O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) informou que 72,7 mil eleitores do estado tiveram seus títulos cancelados após não justificarem a ausência em três turnos consecutivos de votação. O prazo para regularização terminou no último dia 19 de maio, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com o cancelamento, os cidadãos ficam impedidos de exercer direitos civis básicos, como votar, obter passaporte e tomar posse em cargos públicos.
Apesar do cancelamento, ainda é possível regularizar a situação eleitoral. Em Manaus, os eleitores devem agendar atendimento presencial pelo site do TRE-AM (www.tre-am.jus.br) e comparecer ao cartório no horário marcado. Durante o atendimento, será necessário quitar as multas pelas ausências às urnas, podendo o pagamento ser feito por boleto, Pix ou cartão de crédito.
Nos municípios do interior do estado, o procedimento é mais simples: basta comparecer diretamente ao cartório eleitoral local, sem necessidade de agendamento. Em ambos os casos, o eleitor poderá solicitar revisão cadastral ou transferência de domicílio eleitoral, após o pagamento da multa.
Outra alternativa para quem possui biometria registrada é utilizar o Autoatendimento Eleitoral no site do TSE (www.tse.jus.br), onde é possível verificar a situação eleitoral, quitar pendências e solicitar serviços sem sair de casa.
O TRE-AM alerta que os eleitores não serão notificados individualmente sobre o cancelamento. A verificação da situação eleitoral deve ser feita voluntariamente, acessando o Autoatendimento Eleitoral disponível no site do TSE.
Vale destacar que o cancelamento não se aplica aos eleitores com voto facultativo — como os maiores de 70 anos, menores de 18, pessoas não alfabetizadas e cidadãos com deficiência que enfrentem dificuldades para votar.
Para atendimento presencial, a Central de Atendimento ao Eleitor (CATE) do TRE-AM funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.