O projeto “Juntos pelo Extrativismo da Borracha na Amazônia” vai lançar, nesta segunda-feira (04/11), a partir das 9h, um material informativo que fortalece boas práticas para o manejo da seringueira e produção da borracha nativa da Amazônia. O lançamento acontecerá na sede do Memorial Chico Mendes, localizado na Rua Teófilo Said, 5, bairro Parque 10 de Novembro, com a participação de mais de 40 seringueiros de diversos municípios do Amazonas.

Com coordenação do WWF-Brasil, em parceria com o Memorial Chico Mendes, Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), WWF-França, Michelin, Fundação Michelin e Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) e Conexsus, o projeto vem fortalecendo a prática tradicional de comunidades situadas dentro e fora de Unidades de Conservação (UCs) do Amazonas. 

O material será distribuído, inicialmente, nas 13 associações do Amazonas que fazem parte do projeto e que atuam na cadeia da borracha nativa da Amazônia. De forma bem didática, com ilustrações e textos curtos e diretos, o informativo indica o passo-a-passo para o/a seringueiro/a realizar de forma segura a coleta de látex na floresta, desde a abertura de estradas nos seringais, o corte mais indicado que deve ser feito na árvore, até instruções sobre como prensar a borracha.   

A cartilha foi desenvolvida de forma colaborativa, com o apoio dos parceiros do projeto e a participação ativa de representantes das associações extrativistas que trocaram experiências diversas sobre o manejo da seringueira até chegar em um conjunto de instruções que orientem de forma ampla seus pares. Assim, a expertise dos seringueiros foi incorporada diretamente no processo, garantindo que suas experiências e conhecimentos direcionassem o conteúdo sem interferir na prática tradicional que é fundamental para o manejo da borracha na Amazônia. 

Artigo anteriorTurista é arrastado por correnteza e morre afogado em Ubatuba
Próximo artigoSine Manaus oferta 328 vagas de emprego nesta segunda-feira, 4/11